O aluguel dessas peças caríssimas pode ser uma alternativa vantajosa para os dois tipos de mulheres. "O interessante é que quem não pode adquirir uma peça tão cara, paga bem menos ao alugá-la por uma noite. Mesmo para quem tem dinheiro para comprar, a opção é boa porque é difícil usar um vestido de festa mais de uma vez. A gente quer variar", explica Tâmara Diniz, proprietária da La Rosé, loja de aluguel de roupas de luxo, em Brasília.
Segundo a empresária, a capital tem uma especificidade que favorece o mercado de aluguel de roupas: "Os ciclos de amizade por aqui são muito restritos, portanto, é quase impossível ir a duas festas, seja de casamento, seja de formatura, sem que os convidados sejam repetidos", avalia. Tâmara, porém, admite que abriu a loja sem nunca ter alugado um vestido antes. "Era muito difícil, eram ultrapassados, com cara de aluguel", lamenta.
Bianca Juliani, 22, estudante, tinha o mesmo problema. E, como não gostava das opções de vestido para alugar, acabava comprando. Ela contabiliza que tem cerca de seis modelos usados uma única vez e que, agora, estão guardados no armário. Se não tivesse descoberto o aluguel de peças grifadas há cerca de dois anos, desconfia de que a coleção seria maior. "São sempre as mesmas pessoas nas festas às quais vou. Não dá a menor vontade de repetir meus vestidos", reclama.
Depois de descobrir a possibilidade de alugar modelos tão bonitos quanto os que comprava, a moça parou de colecionar roupas de festa. "Não vale a pena comprar toda vez que tem um evento, porque fica muito caro. É bom poder alugar uma peça realmente de qualidade, atual e na moda. Sem falar que, na loja, como eles também alugam acessórios, a gente tem ajuda para montar a produção completa", relata.
Outra vantagem é que fica fácil acompanhar a coleção a qual a peça de grife pertence e, assim, saber se é de coleção muito ultrapassada. Um risco difícil de acontecer, no entanto, já que as especializadas em alugar esses produtos têm uma preocupação a mais em ofertar sempre os modelos atuais. Para quem dá valor aos holofotes, é possível, inclusive, alugar um vestido com o qual alguma blogueira ou celebridade foi fotografada.
Também dá pra achar o serviço na internet. Há pelo menos duas lojas on-line de aluguel de vestidos de grife: a Rent-to-wear e a Dress & Go. A primeira é das irmãs Jéssica e Monalisa Spier e traz no acervo grandes marcas internacionais, como Pucci, Valentino, Azarro e Giorgio Armani. A segunda tem modelos de Reinaldo Lourenço, Carina Duek, Carlos Miele, Missoni e Nicole Miller.