Em busca de saúde, muitas pessoas têm se voltado para a alimentação natural. A macrobiótica voltou a ser debatida em programas de tevê ; como o apresentado por Bela Gil, que virou motivos de memes, como sua melancia grelhada ; e desperta muita discussão sobre o raio goumertizador que atingiu vários clássicos da cozinha.
Quando o pai de Bela, Gilberto Gil, morava aqui na capital, comia na casa da chef de cozinha Vera Viana (o músico é um radical na alimentação natural).
Vera teve a vida salva de uma grave virose contraída na África pela alimentação. A chefe sempre gostou de cozinhar e se especializou com mestres da macrobiótica. Hoje, recebe em sua casa quatro vezes por semana amigos que almoçam suas delícias simples e vitalizantes. Ela diz que só faz realçar o sabor dos ingredientes, conservando as propriedades. A base de sua cozinha está na qualidade dos alimentos e no equilíbrio, yin e yang, tendo o arroz integral como a estrela.
Criou a filha Maíra sem remédios industrializados, não que ela nunca tenha ficado doente, mas era curada por infusões e alimentos. Já adulta, Maíra trabalha com tecnologia, mas é apaixonada pela gastronomia e tem um blog, no qual divulga os ensinamentos da mãe www.tampopogourmet.com.br