Mesmo nos restaurantes do dia a dia, ninguém sai para comer apenas pelo que vai no prato. Até na hora de escolher um selfie-service, ajuda muito o local ser bonito e arrumadinho, né? O ambiente faz parte do prazer do alimento e esse é um dos motivos pelos quais os amantes da gastronomia adoram descobrir novos locais. O chef André Carvalho já é conhecido na cidade e sabe o quanto isso é importante. Não importa o tamanho do restaurante.
Tanto que ao abrir O Bistrô Escondido não se incomodou com o espaço nem com a localização. Mesmo que esteja no Plano Piloto e em uma área que tem ficado famosa pelos bons restaurantes, o chef escolheu um lugar que não dá para ser visto na primeira olhada. Mas, quando somamos a decoração e o item principal do cardápio ; os escondidinhos ;, fica difícil se esquecer dele. "A ideia de tornar o escondidinho o carro chefe de um restaurante é antiga, mas só minha. Quando achamos esse local, as coisas foram se encaixando e quis fazer da dificuldade de termos um ponto meio escondido a nossa qualidade."
Além do cardápio inusitado ; ou, pensando na minha veia nordestina, muito bem-vindo ;, André se preocupou com a ambientação do local. Assim, o bistrô carrega aquele ar aconchegante que um espaço pequeno, mas bem aproveitado, pode oferecer. "Não há como colocar uma mesa com oito lugares. Podemos aumentar o número delas, mas vai chegar ao limite. Só que prefiro uma nova ideia, em outro lugar, do que perder a que construímos aqui", explica.
Ingredientes
500g de batata inglesa
50g de manteiga
100 ml de creme de leite fresco
500g de bacalhau dessalgado e cozido
120ml de azeite extravirgem
120g de azeitonas pretas sem caroço
2 cebolas roxas finamente fatiadas
4 dentes de alho picados
1/2 maço de salsinha picada
300g de queijo tipo grana ou parmesão ralado
Sal a gosto
Modo de preparar
Descasque, cozinhe e amasse as batatas. Leve esse purê ao fogo com o creme de leite e a manteiga, sempre mexendo. Quando o purê estiver bem homogêneo e quente, adicione sal a gosto e reserve. Esquente metade do azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione o bacalhau desfiado, as azeitonas, a salsinha picada. Depois de bem refogado todos os ingredientes, adicione a outra metade do azeite extravirgem. Em uma forma refratária, forre o fundo com o recheio de bacalhau e cubra com o purê de batata. Por cima do purê, espalhe o queijo ralado e um fio de azeite. Leve ao forno a 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: aproximadamente 90 minutos
Ingredientes
1 mamão formosa maduro (aproximadamente 1 kg)
200ml de vinho branco
200ml de água
2 talos de alho-poró em finas rodelas
Sal marinho a gosto
Modo de preparar
Bata bem o mamão no liquidificador, o vinho e a água e reserve. Em uma panela média, refogue o alho-poró na manteiga até dourar. Adicione o mamão batido na panela e deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos ou até atingir a consistência desejada. Adicione o sal a gosto. O segredo é apenas quebrar o doce do mamão e não deixar salgado. Sirva com um fio de azeite e torradinhas.
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: aproximadamente 40 minutos
Leia aíntegra da matéria na edição impressa