"De cinco anos para cá, tenho percebido um aumento no interesse em produtos de maquiagem em geral. Não existia tanta oferta. Não tínhamos batons matte ou primers. As mulheres ainda estão começando a descobrir os pincéis e como usá-los, e quem está sempre de olho nos blogs vai aprendendo a usar", explica. Existem milhões de tipos de pincéis no mercado ; a Maria Margarida oferece 33 modelos e espera chegar aos 70 até o fim do ano ; e cada um tem uma função diferente.
Um pincel de esfumar sombra, por exemplo, pode ser mais pontudo, para marcar o côncavo; redondo, para espalhar bem o produto; elíptico, para esfumar sem espalhar muito a sombra; ou ainda com a ponta chata para esfumar delineadores, lápis e sombras cremosas. Pensa que acabou? Os pincéis ainda podem ser de cerdas naturais, ideais para produtos em pó, ou sintéticos, para maquiagens cremosas ou líquidas.
Os pincéis da marca brasiliense são feitos, em grande parte, sob encomenda, na China. "Nós escolhemos toda a matéria-prima. Do pelo da cabra ao fio sintético, o nosso pincel é feito do jeito que pedimos, com os melhores materiais", conta. A cabra que é tosquiada deve ser bem alimentada e viver em clima frio ; quanto mais bem tratada ela for, melhor o pelo. Os pincéis mais profissionais e exclusivos (como o especial para aplicação de glitter) são feitos na Alemanha.
Para ajudar com as dificuldades das consumidoras, os produtos mais novos já vêm com o uso e a definição do tipo de cerda no cabo de cada pincel, mas Caroline explica que o melhor jeito de aprender a usá-los é testando. "Uma combinação de cursos de automaquiagem, que explicam como usar a maquiagem em cada tipo de rosto, com blogs, que mostram a variedade de pincéis diferentes, é o ideal, mas eu aprendi fazendo um tipo de maquiagem em cada olho", lembra.
Como cuidar do pincel para que ele dure mais
Pincel bom dura bastante. E o segredo é mantê-lo bem limpo e higienizado. No mercado, existem produtos específicos para limpar as cerdas, mas uma boa dica é lavá-los com xampu para bebês. Nunca deixe o pincel secar com as cerdas para cima ; nessa posição, a umidade pode descer e estragar a madeira do cabo.
O pincel ideal
Deve ser sedoso, macio e firme. As cerdas não devem se desprender com o uso.
1 ; Serve para aplicar produtos em pó, como bronzer e blush, além de suavizar o contorno.
2 ; Para aplicação de produtos em pó, no rosto e no corpo.
3 ; Para pó, permite aplicação precisa ao redor dos olhos e no nariz.
4 ; Para base de efeito leve ou de pouca cobertura.
5 ; Para blush. Chanfrado, acompanha a curvatura do rosto.
6 ; Para iluminador em pó.
7 ; Para primer, hidratante e protetor solar.
1 ; Chanfrado para aplicar corretivo ao redor dos olhos e nariz.
2 ; Para aplicar iluminador nas laterais do nariz e têmporas.
3 ; Ideal para aplicação de bases cremosas ou fixadores de sombras.
4 ; Para base, garante cobertura perfeita de manchas ou espinhas na pele.
5 ; Ponteagudo, para aplicação de corretivo em áreas de difícil alcance.
1 ; Esfumador para espalhar bastante o produto.
2 ; Com formato elíptico, é possível esfumar sem alterar o traço inicial.
3 ; Esfumador básico.
4 ; Ideal para esfumar produtos cremosos ou líquidos.
1 ; Para o côncavo.
2 ; Para delinear a linha d;água.
3 ; Minipincel para sombra, para aplicar e misturar cores.
4 ; Minipincel lápis, para aplicar sombra com alta precisão, marcando o côncavo e a linha inferior.
5 ; Para aplicar batom.
Para mais informações, acesse o site www.mariamargarida.com.