Ser pai pode não significa estar junto o tempo todo, mas quando ele é divorciado e a mãe tem a guarda do filho ; como ocorre na maioria dos casos, já que a Justiça brasileira costuma dar prioridade a ela ; acompanhá-lo em momentos do cotidiano e participar do dia a dia da criança pode ser um pouco mais difícil. Se antes, alimentá-la, dar banho, escovar os dentes e colocá-la para dormir eram hábitos naturais, em casas separadas, é preciso reorganizar o cotidiano para evitar ser o famoso pai de fim de semana.
A situação é também complicada, dependendo da idade dos filhos. Quando muito pequenos, podem sentir falta da mãe por perto e, à medida que crescem, querem fazer mais programas sozinhos com os amigos, principalmente nos fins de semana, dias normalmente estipulados para ficarem com o pai. A solução, para muita gente, é encontrar lacunas no cotidiano dos dois para que convivam e mantenham a relação pai e filho de forma saudável. Cada família organiza a vida e encontra o equilíbrio para atender às necessidades das crianças e do pai, que precisa delas tanto quanto elas dele.
Questão de amor e de geografia
Um pouco maior, atualmente, Ana Cecília vai à escola e também tem atividades à tarde, como natação. Como a mãe dela trabalha o dia todo, ela deixa a menina com a avó paterna pela manhã, que mora na Asa Norte, e só a busca no fim do dia. André mora em Águas Claras, mas trabalha perto da casa da mãe, o que facilitou a logística. Assim, ele almoça todos os dias com a filha e ainda a leve para a escola. O trajeto é sempre divertido para os dois. "No carro, ela vai me contando o que está aprendendo de novo na escola, o que tem feito com os colegas e, às vezes, até cantamos". Ela adora música sertaneja e sabe várias de cor.
Separados, mas unidos
Não há regras rígidas sobre quando Fernanda fica com cada um dos pais. A mãe costuma levá-la à escola. Benhur a busca às segundas-feiras e sempre dá um jeito de vê-la. Os dois se encontram todos os dias, exceto domingos ; ainda assim, de vez em quando, acontece. Sexta-feira é o dia de folga do pai e os dois aproveitam para ficar juntos de manhã até a noite. Com horários mais maleáveis do que os da mãe de Fernanda, é mais prático para Benhur resolver as pendências da menina durante a semana.
Leia a íntega da matéria na edição impressa.