Jornal Correio Braziliense

Revista

Pessoas mais inteligentes são mais desconfiadas?

Nada disso! É justamente o contrário. O neurologista Ricardo Teixeira explica o porquê.

Por Ricardo Teixeira

Pessoas que têm maiores pontuações em testes de inteligência confiam mais nas outras pessoas. Esse é o resultado de uma pesquisa publicada na última semana pelo periódico PLoS ONE.

Pesquisadores da Universidade de Oxford aplicaram um questionário a uma expressiva amostragem da população americana e mostraram que maiores escores nos testes de inteligência foram associados a uma maior capacidade de confiar em outras pessoas de forma geral, independentemente do estado civil, nível educacional e socioeconômico. Essa confiança nas outras pessoas era medida através da pergunta: ;De forma geral, você poderia dizer que a maioria das pessoas é confiável ou que você não precisa ser tão cuidadoso ao se relacionar com as outras pessoas?;

Os resultados corroboram pesquisas realizadas em países Europeus. Além disso, o presente estudo também mostrou que as pessoas que confiam mais nos outros têm a percepção de ter um melhor estado de saúde e de serem mais felizes.

Uma possível explicação para esses resultados é que pessoas mais inteligentes são melhores para julgar o caráter das outras pessoas e têm uma tendência em fazer relações com pessoas que não vão se decepcionar. A inteligência pode ser vista como uma vantagem evolutiva também por ter favorecido a confiança entre as pessoas.

* Dr Ricardo é doutor em neurologia pela Unicamp e diretor clínico do Instituto do Cérebro de Brasília.