Para Lisa Casali, a ordem não é tão direta assim. Autora do livro Cozinhando no lava-louça (Editora Alaúde), ela, uma fervorosa defensora da culinária sustentável, garante: o jantar pode ficar pronto no mesmo lugar em que os utensílios que você usa para prepará-lo ficam limpos. "Há várias boas razões para se cozinhar na máquina de lavar louça. A minha favorita é que ele é o único aparelho que você pode usar para cozinhar facilmente, em baixa temperatura, em casa. Baixa temperatura é uma técnica incrível para obter carne macia, peixe saboroso e vegetal crocante."
Soa estranho? Mas ela garante que dá certo. Valendo-se de recipientes específicos (sacos a vácuo e potes com fechamento hermético), além do que você já usa normalmente na cozinha, Lisa afirma que a máquina permite o cozimento de todos os tipos de alimentos. "Tente, por exemplo, cozinhar um ovo na máquina de lavar e você vai se surpreender com a textura incrível que ele terá." O tempo das receitas é baseado nos programas, que, normalmente, são o rápido, o econômico, o normal e o intensivo. "Os dois primeiros são as temperaturas clássicas usadas na alta cozinha para cozinhar peixe, frutos do mar e carne. O programa intensivo é ideal para vegetais e frutas", explica.
Trabalhando como defensora do meio ambiente há 15 anos, a autora buscou nessa técnica encontrar uma forma de conseguir alimentos benfeitos e, ao mesmo tempo, assegurar a sustentabilidade da cozinha, principalmente a de casa. "Eu sou extremamente empenhada em reduzir o impacto ambiental na culinária." A ideia de usar o aparelho para preparar alimentos surgiu depois que uma amiga fez a sugestão de que ela tentasse cozinhar dessa forma. O que deveria ter sido apenas uma brincadeira entre as duas fez Lisa estudar a fundo sobre segurança e abordagem científica.
Utensílios: 4 potes de fechamento hermético de 350ml
Ingredientes
360g de arroz
1kg de favas frescas na vagem
Azeite de oliva extravirgem a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparar
Cozinhe o arroz no vapor ou na água. Retire as favas das vagens. Mergulhe as vagens em água fria e procure usá-las o quanto antes, pois oxidam muito rapidamente. Coloque o arroz cozido al dente em uma vasilha, junte as favas, o azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino. Misture e distribua entre os potes. Feche bem, acomode no lava-louça e cozinhe no programa intensivo. Ao terminar, derrame um fio de azeite, decore a gosto e leve os potes à mesa.
Tempo de preparo: programa intensivo da máquina
Rendimento: 4 porções
Leia a íntegra da matéria e veja a receita da Compota de morango com farelo de suspiro na edição impressa