Jornal Correio Braziliense

Revista

Cardápio personalíssimo

Conheça alternativas para quem deseja manter o equilíbrio alimentar de forma prática e sob medida para a rotina

Todo mundo está cansado de saber ; e de sentir ; os efeitos do corre-corre moderno. Com tudo para ontem, muitas vezes, encontrar uma brecha na agenda para marcar um horário com o nutricionista acaba ficando para depois. Quando se consegue tal façanha, comprar os ingredientes da dieta e, principalmente, preparar os pratos em casa para não cair em tentação na rua é praticamente uma utopia. Se você também sofre da doença moderna da falta de tempo para comer bem, saiba que esse problema já tem solução. Em Brasília, empresas que oferecem comida congelada saudável, além do tradicional atendimento nutricional, estão em expansão.

A bancária Renata Ramos, 48 anos, nunca chega em casa antes das 20h. Geralmente, morta de fome e cansada ; a última coisa que passa por sua cabeça é uma opção de cardápio para o jantar. "Até eu começar a preparar alguma coisa para comer, fica tarde. Então, vou comer fast-food, porcaria", completa. Há quatro meses, ela descobriu um grupo de nutricionistas que, além de prescrever a dieta, vai à casa dos clientes e cozinha pequenas marmitas para o mês inteiro. Renata já tinha tentado seguir a dieta passada por nutricionistas, mas tinha dificuldade de tirar um tempo para cozinhar. Por isso, seu principal objetivo, reduzir o percentual de gordura, nunca se concretizava.

Além da segurança de saber que não haverá "escapadas", Renata destaca a praticidade como ponto alto da nova rotina. "O melhor de tudo é saber que vou chegar em casa e terei comida pronta, será só esquentar", frisa. "Ficar matutando o que você vai fazer para comer é um estresse." Para ela, o problema de nutricionistas "tradicionais", que atendem o paciente apenas em consultório, é não conseguir seguir a rotina de compras de ingredientes e preparo de alimentos por muito tempo. Fazer as duas coisas, ela defende, é inviável para quem trabalha o dia inteiro. "A gente fica neurótica por causa disso, tem de fazer uma ginástica completamente diferente do que está na sua rotina", argumenta.

Rafaela Duzi, Bruna Poncione e Ana Luísa Barreto são as nutricionistas que fornecem as marmitas que Renata consome diariamente. Rafaela explica que os clientes têm a opção de contratar a consultoria nutricional com os alimentos congelados, marcar só a consulta ou apenas encomendar as refeições. Cada paciente escolhe cinco receitas do portfólio da empresa, e as garotas enviam a lista de compras. Com os ingredientes em mãos, duas delas vão à casa do cliente preparar as marmitas, enquanto a terceira faz a consulta nutricional.

A iniciativa foi um sucesso: em apenas quatro meses, a empresa já contabiliza 40 clientes. O repertório de receitas pode ser modificado de acordo com as necessidades e os gostos do interessado. "Já atendemos uma senhora que teve AVC e tinha restrição praticamente total de sódio", exemplifica Rafaela. "Usamos temperos naturais para tentar mascarar essa falta de sal no preparo." Alergias e restrições alimentares também não são problemas na adaptação das marmitas. "Indo até o paciente, a gente consegue se inserir na rotina dele, conhecer a casa e se aproximar", analisa Bruna. "Com essa interferência, já temos segurança de que ele está comendo a quantidade de calorias que planejamos para ele."

Vanderléa Cremomimi, nutricionista e uma das proprietárias de outra empresa que alia o atendimento nutricional ao fornecimento de comida congelada, comenta que a demanda por esse tipo de serviço tem aumentado. Ela e sua sócia, Laura Ferreira, também nutricionista, aderiram a esse nicho de mercado há cinco anos. "Quando eu atendia em consultório, os clientes sempre falavam que era difícil seguir a dieta por falta de tempo de comprar os alimentos", reforça Vanderléa. Ter uma refeição já pronta, segundo a nutricionista, evita que a pessoa consuma mais que o necessário. "Seguir a dieta em restaurantes self-service é possível, mas a pessoa está diante de uma grande disponibilidade de alimentos. É muita tentação."

Também há opções para quem não tem muito tempo, mas, ainda assim, não abre mão de cozinhar. Tâmara Rolim, nutricionista e chefe de cozinha, ministra aulas de coaching nutricional. A ideia é aliar nutrição e educação nutricional. Dos 12 encontros do curso, oito são dedicados a ensinar como cozinhar de maneira rápida. "Em uma aula de 1 hora e meia, ensinamos cinco pratos", completa. "Focamos sempre receitas fáceis, que a pessoa vai poder repetir em casa." Além do prato propriamente dito, os alunos aprendem a escolher os ingredientes no mercado, a ler rótulos, a dominar técnicas de corte para agilizar o preparo do alimento e a conservar os pratos por mais tempo. "Queremos resgatar o hábito de cozinhar, ainda que seja de maneira rápida e para congelar depois", diz a profissional.

Os alunos têm ainda atendimento nutricional, ocasião em que é feita a medição do corpo (circunferência do abdomen, por exemplo) para acompanhar a evolução do paciente. "Não focamos só na perda de gordura, mas no ato de comer e como ele acontece", detalha Rolim. Todas as aulas são individuais, assim como o atendimento nutricional. As receitas ensinadas são pensadas a partir do plano alimentar de cada paciente, e as aulas são baseadas na rotina de cada um. "Analisamos quanto tempo o aluno vai ter para cozinhar e se vai fazer tudo de uma vez para congelar."

Sugestão de cardápio
(por Vanderléa Cremomimi, nutricionista da Nutrivitae)

Almoço
Filé grelhado ao molho madeira e lâminas de champignon.
Acompanhamento: arroz parboilizado enriquecido com brócolis, legumes no vapor (combinação de três vegetais: ervilha portuguesa, cebola e cenoura cozidas ao vapor com um leve toque de temperos naturais) e feijão carioca.

Jantar
Consomê de abóbora (creme de abóbora japonesa).
Acompanhamento: legumes no vapor (combinação de três vegetais: repolho, alho-poró e vagens cozidas ao vapor com um leve toque de ervas naturais).

Agradecimento:
Nutrivitae (Vanderléa Cremomimi)
nutrivitae.com.br
Realfood Nutricare (Rafaela Druzi, Bruna Poncione e Ama Luísa Barreto)
https://www.facebook.com/realfood.nutri
Nutrichef Brasília (Tâmara Rolim)
nutrichefbrasilia.com.br
Zuleika de Souza/CB/D.A Press