Assim como na creche infantil, os cachorros têm horário para chegar ; cedinho, entre as 7h e as 8h. As primeiras horas do dia são destinadas a familiarizar o animal com as instalações e com os coleguinhas. Nessa hora, eles são "incentivados" a fazer as necessidades. Uma vez aliviados, tudo pronto para a atividades recreativas/educativas ao ar livre.
Após a canseira dada pelos instrutores, é hora de comer. Na creche visitada pela reportagem, todos os cães têm um espaço separado no momento da refeição. No período mais quente da tarde, eles ficam descansando, à espera de uma nova rodada de brincadeiras. Ao fim do dia, as mascotes são entregues pontualmente, às 20h. Para os bichos que moram em apartamento, é uma verdadeira colônia de férias.
Dono de um hotel canino, Daniel Braga oferece a seus clientes cuidados adicionais, pois também é veterinário. "Por morar no mesmo terreno do hotel, fica mais fácil, por exemplo, atender as emergências dos hóspedes", afirma. Assim, é possível deixar o pet em momentos "especiais", como pós-operatório e cio, ou mesmo para um tratamento intensivo antipulgas. Aqueles que necessitam de tratamento especial, como aplicação de insulina e administração de remédios específicos, são bem-vindos.
A salsichinha Nica, de 14 anos, se encaixa nesse perfil. Ela tem insuficiência renal e toma medicamentos três vezes ao dia. A dona dela está fazendo um curso fora do país e precisou deixá-la por 28 dias aos cuidados de Daniel. Em casos como esse, há um acréscimo na diária. Para compor o preço, costuma-se levar em conta ainda idade e porte do animal. O valores giram entre R$ 35 e R$ 100.
Muitos estabelecimentos funcionam como pet shops. O bichon frisé Duque, de 1 ano e 5 meses, por exemplo, foi à creche só para ser tosado. A dona, Raquel Ferreira, 23 anos, estudante, aproveitou a visita para "aclimatar" o bicho, pois pretende viajar em breve. "Como ele vai para um hotel, fiz logo a tosa para o pelo não ficar tão embaraçado", justifica.
Agradecimentos: Pookie Pet e Cãoforto.
Leia a reportagem completa na edição n; 459 da Revista do Correio.