Jornal Correio Braziliense

Revista

Depilar ou não, eis a questão!

Em recente livro publicado, a atriz Cameron Diaz declara guerra ao fim dos pelos pubianos e reacende uma discussão que já dura décadas


Passados quase 30 anos desde que Cláudia Ohana posou para a revista masculina Playboy, exibindo bastante pelo na região pubiana, a depilação feminina ainda causa discussões acaloradas. A atriz é até hoje lembrada e citada nas rodas de conversa quando o assunto é a quantidade de pelos em uma mulher. No Brasil e no mundo, diversas polêmicas já foram levantadas a respeito ; a maioria relacionadas às modelos nuas em revistas masculinas. Agora, é a vez da atriz norte-americana Cameron Diaz se levantar contra o padrão de beleza genital imposto de depilar tudo ; ou quase tudo.

Ela acaba de lançar um livro, o Body Book (Livro do corpo, em livre tradução, da Editora Harper Collins, 263 páginas), com conselhos gerais de beleza. Nele, há um capítulo inteiro dedicado ao assunto, In praise of pubes (Exaltação dos pelos pubianos), no qual recomenda que se deixe a zona íntima livre de qualquer cera ou barbeador. E critica a tal depilação à brasileira (Brazilian wax). Sem meias palavras, ela abre guerra também contra a depilação a laser: "Vamos ser honestos: como qualquer outra parte do corpo, seus lábios não são imunes à gravidade. Você realmente quer uma vagina sem pelos para o resto da sua vida?". Para Cameron, os pelos são misteriosos e sexy. E não é só ela que acredita nisso. A marca de roupas American Apparel, em recente campanha, expôs manequins com pelos pubianos nas vitrines de suas lojas em Nova York.

Tanto o grupo dos que apoiam quanto o dos que são contra a depilação usam a mesma alegação: higienização e saúde. Ou seja, por um lado, uns dizem que os pelos favorecem mau cheiro e infecções; por outro, há os que acreditem que os pelos são justamente a proteção da vagina contra doenças. O psicólogo especializado em sexualidade Ronaldo Freitas garante: "Se estiver bem higienizado, não importa a presença ou a ausência de pelos".

Embora as questões de saúde e higiene sejam citadas, a sexóloga Gabriela Mann concorda com Freitas e questiona: "Por qual motivo reclamariam tanto da depilação de mulheres que estão posando nuas em revistas masculinas? Certamente, não estão preocupados com a saúde delas. É uma questão estética". Ela acredita que as pessoas desenvolveram aversão a pelos e, para a sexóloga, a pornografia corrobora com o estereótipo. Freitas não acredita que só as mulheres sofram esse tipo de pressão. E exemplifica com o fato de o ator Tony Ramos já ter sido galã e hoje ser motivo de piada por causa da quantidade de pelos no corpo todo: "Hoje, as mulheres exigem deles também".

Linha do tempo
- 1800 ; O espanhol Francisco de Goya, no quadro La Maja Desnuda, foi o primeiro grande pintor a se atrever a pintar pelos púbicos e acabou intimado pela Inquisição a prestar explicações.

- Anos 1970 ; Feministas usavam os pelos ; nas axilas, nas pernas, na genitália ; como um emblema de sua independência.

- 1985 ; Cláudia Ohana posa para a Playboy sem depilar a genitália.

- 1995 ; Quando posou para a Playboy pela primeira vez, Adriane Galisteu apareceu se depilando com um aparelho de barbear em uma das fotos. A imagem se tornou uma das mais famosas na história da edição brasileira da revista.

- 2008 ; Depois da polêmica de seu primeiro ensaio, Cláudia Ohana posa mais uma vez nua para a Playboy. Dessa vez, com os pelos um pouco mais aparados.

- 2013 ; A depilação de Nanda Costa nas fotos que fez para a Playboy alvoroçou os usuários do Twitter, que colocaram o excesso de pelo da atriz entre os assuntos mais comentados, em segundo lugar no ranking dos "trending topics". Como se tratava de uma edição comemorativa, com o ensaio em Havana, a atriz respondeu com bom humor: "Jamais faria bigode de Hitler em terra de Fidel".

- 2014 ; Cameron Diaz lança livro em que critica a depilação.

- 2014 ; A marca de roupas American Apparel expõe manequins com pelos pubianos nas vitrine de suas lojas em Nova York. Segundo a assessoria de imprensa da marca, a campanha ; da coleção de Valentine;s Day (Dia dos Namorados) ; foi feita principalmente para mostrar o quão importante é a beleza natural de uma mulher e explorar a ideia de que ser sexy é estar confortável.