Jornal Correio Braziliense

Revista

Cuidando da casinha

Desde que orientadas, as crianças podem ajudar nos serviços domésticos. Para cada idade, há atividades recomendadas


Eduardo ; ou Dudu, como gosta de ser chamado ; tem 5 anos. Mesmo com tão pouca idade, ele já sabe que lugar de copo, talher e prato é dentro da pia. Se vê uma roupa sua largada pelo chão, pega imediatamente e coloca no cesto de roupa suja. Ele ainda não domina muito bem a arte de dobrar camisas, mas guarda todas na gaveta certa. Sua maior conquista é saber fazer gelatina. A mãe, Elaine Sanae Watanabi, 28, diz que percebeu a precocidade de Dudu quando ele tinha 3 anos. Na época, ele já escolhia o que vestir, com o que brincaria e não gostava que escovassem seus dentes. "Pensei que, se ele tinha essa noção de escolha, poderia aprender a ter mais cuidado e zelar pelas coisas", explica a fotógrafa.

Primeiro, Dudu aprendeu que deveria arrumar os brinquedos depois de usá-los. Quando a mãe explicou que deixar os blocos de montar espalhados pela casa não era certo, houve alguma relutância. "Ele tinha mania de brincar, esparramar tudo e ir embora, mas comecei a exigir mais dele e ele foi entendendo naturalmente", conta Elaine. Aos poucos, o menino assimilou que a casa precisa da colaboração de todos para ficar organizada. Com o "treinamento", a mãe percebeu um menino mais independente ; e feliz com isso.

Por enquanto, Dudu só faz o básico: arruma suas coisas da escola, coloca as roupas sujas no cesto e as limpas na gaveta, por exemplo. Mas já começa a querer aprender coisas novas. Se a mãe pega o pano para tirar o pó dos móveis, lá vai ele atrás de um para imitá-la. "Ele observa muito e sempre quer fazer igual", reforça Elaine. "Até no mercado, ele quer fazer as compras. Mas tenho que olhar tudo para selecionar o que realmente vai para casa."

Lavar louça, pendurar roupas, tirar o pó dos móveis e todas as demais tarefas domésticas fazem parte da rotina de todos nós. Quando a casa tem crianças, o trabalho é duplicado (triplicado, quadruplicado, a depender do tamanho da prole). Conforme as crianças vão crescendo, contudo, é importante ensiná-las que elas também fazem parte do lar ; e, por isso, devem participar dos afazeres domésticos. Para cada idade, há atividades recomendadas (veja quadro).

A aprendizagem pode começar a partir de 1 ano. De acordo com o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e autor do livro Seu bebê em perguntas e respostas ; do nascimento aos 12 meses (Mg Editores), as crianças no primeiro ano de vida já conseguem entender que cada coisa tem seu lugar. Nessa idade, ainda não dá para ensiná-las a lavar a louça, mas já dá para explicar que copos e pratos devem ser colocados na pia. "A partir dos 2 anos, elas já podem guardar os próprios brinquedos", completa.

O especialista ensina que novas atividades devem ser introduzidas na vida da criança aos poucos, para não confundi-las. E esqueça aquela história de "faça o que eu digo, não faça o que eu faço". "As crianças não aprendem pelo que se diz a elas, mas por imitação", frisa Sylvio Barros. "Se elas estão acostumadas a ver os pais sempre arrumando as coisas, elas começam a colocar essa prática na cultura delas." Outro conselho do pediatra é que os pais conduzam os aprendizados de maneira lúdica. "Todas as crianças gostam de participar, com raríssimas exceções", reforça. "Para elas, é uma forma de brincar de adulto."

Maria Isabel Leme, professora do Departamento de Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade da Universidade de São Paulo (USP), enfatiza: não há necessidade de impor as tarefas como obrigatórias na infância ou associar a não feitura delas a punições e castigos. "Não é preciso nem muitas explicações, elas têm a compreensão da importância de colaborar e querem fazer coisas com a família." O convite pode ser feito de várias formas: por meio de brinquedos, conversa e até mesmo jogos envolvendo as tarefas domésticas.

Ely Harasawa, psicóloga e gerente de Programas da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, explica que ensinar brincando faz com que a criança assimile melhor o conteúdo, uma vez que é dessa maneira que ela "se relaciona com o mundo, demonstra percepções e compreende o que acontece em sua vida". Aos poucos, de acordo com o desenvolvimento dela, deve, sim, aprender pequenas tarefas do dia a dia ; afinal, é um membro da família. Contudo, é preciso ter em mente que o desempenho dos pequenos será compatível com suas habilidades, e não com as de um adulto. "Eles podem querer ajudar os pais em alguma tarefa ou imitar os irmãos e isso pode ser bom, desde que seja seguro", observa Harasawa. "E sempre ensine uma coisa de cada vez, para que não fiquem confusos."

Mesmo crianças independentes devem ser acompanhadas de perto pelos responsáveis, especialmente na cozinha, ambiente repleto de armadilhas. Alessandra Françoia, coordenadora nacional da ONG Criança Segura, explica que crianças a partir dos 9 anos até podem ter pequenas experiências na cozinha, mas sempre longe do fogão. "Os alimentos quentes e o forno podem ser perigosos, uma vez que a criança ainda não tem a compreensão necessária. Já os menores de 5 anos podem ajudar secando louças de plástico, mas sempre com supervisão", esclarece.

Cada coisa em seu lugar
Para cada idade há uma tarefa ideal. Veja sugestões de atividades domésticas adequadas a cada faixa etária:

Até 3 anos
Nessa fase, a criança ainda não tem coordenação motora para ajudar em algo concreto, mas já é capaz de entender a importância de manter tudo em seu devido lugar. Guardar os brinquedos, levar a louça para a pia e colocar a roupa suja no cesto podem ser as primeiras atividades.

3 a 5 anos
Os pequenos já estão com a coordenação motora quase completa. A partir dos 4 anos, as crianças já podem ser ensinadas a lavar colheres, potes de plástico e demais objetos não cortantes e/ou quebráveis ; desde que tenham a supervisão de um adulto e um meio seguro de alcançar a pia, como uma bancada. Nada de cadeiras! Molhar as plantas e dar comida aos animais de estimação da casa também são opções de tarefas realizáveis nessa faixa etária.

5 a 7 anos
Aqui, a coordenação motora já está bem avançada. É a hora de ensinar a criança a arrumar a cama, limpar o pó dos móveis e organizar o material escolar e os brinquedos.

7 a 9 anos
Crianças nessa faixa etária já são capazes de lavar a louça e limpar a casa (sempre acompanhadas). É também o momento em que elas se veem mais independentes, então, pode ser a ocasião de ensinar tarefas completas, com começo, meio e fim. Por exemplo, pôr a mesa, tirar as roupas do varal, dobrá-las e guardá-las no armário.

9 a 11 anos
Já mais acostumadas às tarefas domésticas, agora as crianças podem assumir mais responsabilidades. Manter o quarto sempre arrumado, lavar e secar a louça, varrer o chão e trocar lençóis e fronhas são atividades que podem ser introduzidas nessa fase.

11 anos em diante
Nessa faixa etária, receitas fáceis e práticas podem ser ensinadas como forma de introduzi-las ao hábito de cozinhar. Porém, como ainda não têm experiência com objetos cortantes e fogo, o ideal é que os pais estejam por perto para orientar a feitura dos primeiros pratos. Passar pano no chão e aspirador de pó também são afazeres válidos.