Jornal Correio Braziliense

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O xadrez das trincheiras

Na segunda reportagem sobre objetos de consumo desejados no mundo da moda e do design, contamos detalhes e curiosidades sobre o trench coat da Grife britânica Burberry

O mundo da moda está cheio de peças que se tornaram ícone e objeto de desejo. Uma delas saiu do design britânico para conquistar o planeta. Na verdade duas: a junção do trench coat da Burberry com o xadrez inconfundível da grife acabou se tornando uma referência incontestável nesse universo criativo. Na segunda série de reportagens sobre sonhos de consumo ; que foi iniciada com a brasileiríssima poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues ; apresentamos essa peça que, além de elegância, carrega consigo muita história. Um dos casacos mais desejados do mundo, o trench coat da Burberry foi feito originalmente por Thomas Burberry em 1914 para os soldados britânicos. Era de um material inventado por ele, chamado granadina, leve e impermeável, ideal para as chuvas chatas e típicas da Inglaterra. Com a Primeira Guerra Mundial, o casaco foi ajustado para as necessidades de um soldado em combate, como alças nos ombros fechadas com botões nas quais poderiam prender dragonas e insígnias e que também serviam para garantir que a alça de um fuzil não escorregasse. É daí que vem o nome de trench coat ; do inglês, casaco de trincheira.


- No início da II Guerra Mundial, o trench coat continuou sendo usado por oficiais do exército, mas, com o avanço dos conflitos, foi substituído por jaquetas e casacos curtos, mais práticos para o campo de batalha. A peça, porém, já havia tomado as ruas, copiada por americanos, russos e alemães.

- O típico forro xadrez, presente em todos os modelos, só passou a adornar a peça a partir de 1920.

- A grande popularidade da marca entre as décadas de 1940 e de 1960 já não era a mesma nos anos de 1980. A grife estava associada a tradicionalismo e conservadorismo, que não agradavam mais. Grandes lojas de departamento de luxo inglesas, como Selfridges e Harrods, negligenciavam os produtos Burberry e quase não tinham nada em estoque, a não ser o básico ; mas icônico ; trench coat.

- Em 1955, a Burberry foi condecorada com uma Royal Warrant (menção honrosa dada a comerciantes e marcas), pela rainha Elisabeth II. Também em 1955, a marca foi comprada pelo grupo Great Universal Stores (GUS), atual acionista majoritária da grife.

- Em 1997, Rose Marie Bravo, da Saks 5th Avenue, de Nova York, tornou-se diretora executiva da Burberry. Ela deu uma guinada na marca ao contratar Roberto Menichetti, ex-estilista de Jil Sander, como diretor criativo. Para completar, o fotógrafo Mario Testino clicou uma campanha de publicidade com Kate Moss como o rosto da marca.

- Hoje, o trench coat Burberry está disponível em qualquer temporada, em cores, comprimentos e materias diferentes, de acordo com a estação.

- Em 2001, Christopher Bailey tornou-se diretor criativo da marca. A ideia era que ele desse um algo a mais às criações clássicas típicas da Burberry, lançando o trench clássico na cor rosa-choque, por exemplo. O sucesso entre os jovens foi tão grande que a página da Burberry no Facebook ganhou mais de 4 milhões de seguidores. Uma conquista e tanto para a recatada e clássica grife.

- Em 2009, foi lançado o projeto Art of the trench, uma plataforma digital da Burberry com funcionalidades de rede social, mais uma forma de se aproximar do público jovem. O projeto era uma homenagem ao icônico trench coat e às pessoas que o vestem, que foram convidadas a enviarem suas próprias fotos para serem colocadas em um site junto a outras, vindas de todo o mundo. Lá, dá pra ver muitos modelos diferentes do mesmo trench coat. (http://burberry.tumblr.com/).

- Só no final dos anos 1990, com o reposicionamento da Burberry no mercado e uma nova equipe criativa desenvolvendo suas peças, o xadrez deixou de ser coadjuvante ; nos forros dos trench coats ; e virou a estrela, aparecendo em bolsas, cintos, tênis, malas, cachecóis, lenços, camisas e até mesmo estampando a parte externa do trench coat.

- Em agosto de 2012, o Art of Trench ganhou sua versão nacional. Para a ocasião de lançamento, esteve no Brasil Cara Delevingne, garota-propaganda da marca na época.

Em Hollywood

A peça pontuou momentos inesquecíveis do cinema, tanto vestindo homens quanto mulheres. Audrey Hepburn (E) usava um deles na famosa cena de chuva em Bonequinha de luxo (1961). A peça também fez o look de Catherine Deneuve em Os guarda-chuvas do amor. Em Pantera-cor-de-rosa e Casablanca (1942), os trench coats Burberry de Peter Sellers e Humphrey Bogart (D) viraram marca registrada de seus personagens.