Jornal Correio Braziliense

Revista

Diversidade à cama

Em madeira, tecido, adesivo e tantos outros materiais, a cabeceira dá um charme especial ao quarto

Ela desenha a parede com formas, tecidos, cores e novos materiais para atrair toda atenção à diva do quarto, que é a cama. Sim, estamos falando da cabeceira. Para conferir algumas, entre tantas opções no mercado, a 3; Mostra Atlas Colchões, no Casa Park, convidou arquitetos da cidade a repensarem esse elemento que enobrece todo colchão. Fixa à estrutura da cama, em módulo de madeira, em tecido, em adesivo e em outros suportes, a cabeceira é um detalhe funcional e estético no quarto. "É ela que traz conforto e personaliza o ambiente para atender as necessidades de quem usufrui do espaço", enfatiza a arquiteta Ana Carla Noleto, que apostou em uma cabeceira funcional e confortável.

Já o designer de interiores João Henrique Cunha Rego abraçou outra ideia. Para promover esse destaque à cama, um painel de azulejos assume o papel de cabeceira. Autor de um trabalho não só na área de decoração, mas também no design de azulejos, João Henrique combina arquitetura e arte quando quer delimitar o espaço da cama. "O painel de azulejos foge do óbvio. Tanto que esse material não é visto dentro de um quarto. Ou seja, fugimos do lugar comum e caminhamos para uma proposta contemporânea", explica.

Funcional, diferenciada ou confortável, a cabeceira também pode vir na roupagem de um elemento cênico e, porque não, onírico, caso da proposta do designer de interiores Rogério Cavanellas e das arquitetas Fernanda Graneiro e Tatiana Grell. Rogério desenhou a escultura que acompanha a cabeceira até o teto do quarto, já a artista Rose Bueno executou a obra em aço corten. "Esse projeto é movido pelos sentidos. O movimento da escultura traz a ideia de se enrolar àquele espaço, como nos envolvemos com a cama. A tônica desse quarto é o aconchego", explica Rogério. Seja qual for seu desejo, os profissionais fazem um alerta: a cabeceira deve combinar estilo e necessidade para que, ao deitar a cabeça no travesseiro, você tenha boa noite de sono.