Jornal Correio Braziliense

Revista

Delícias entre delícias

Junção das palavras inglesas breakfast e lunch, o brunch é um momento, depois do café da manhã e antes de almoço, para celebrar a boa culinária

Esta coluna existe com um propósito bem específico: celebrar a comida. Quando penso no brunch, imagino que ele seja como um esquenta antes da festa principal da sexta-feira: como ninguém quer ir direto para a balada, encontra-se antes na casa dos amigos e, em meio a drinques e conversas, prepara-se para o restante da noite. Da mesma forma, essa refeição, que fica entre o café da manhã e o jantar ; e que é uma junção das palavras em inglês breakfast e lunch ;, incita esse prazer glutão de manter-se provando o que há de bom até a refeição principal.

Diferentemente das entradas, que fazem parte do almoço, o brunch ocorre como uma espécie de preparação: os pratos são leves, mas não têm, necessariamente, que harmonizar com o cardápio do meio-dia. O seu modo de preparo deve ser rápido e simples. "Os pratos servidos no brunch são como petiscos: comidas leves, que vão à mesa no intervalo anterior ao almoço e depois do café da manhã. São diferentes tipos de antepastos pequenos e muito coloridos", explica Adrián Cordoba, chef do D.O.C. Food & Wine Bar.

Apesar de ser mais tradicional nos Estados Unidos, essa refeição vem se tornando comum em terras brasileiras para momentos em que a união familiar e de amigos pede mais que pratos principais. "O que vem sendo servido muito em brunchs aqui no Brasil são as tapas recheadas com patês ou atum em cubinhos pequenos. O ceviche também é comum, bem como saladas pequenas, em copinhos", ensina Adrián. Não se pode esquecer também de uma boa diversidade de queijos, tortas e pães, sempre mesclando opções frias e quentes.


Ingredientes
140g de pescada amarela
1 colher de sopa de cenoura cortada em minúsculos cubinhos
1 colher de sopa de pepino cortado em minúsculos cubinhos
1 colher de chá de saquê
1 colher de sopa de suco de laranja
1 colher de sopa de suco de limão
1 pitada de sal
1 pitada de hondashi
1 pitada de Aji-no-moto
Cebola cortada para enfeitar

Modo de preparar
Coloque o peixe fresco para temperar com o saquê, o suco de laranja, o suco de limão, o sal, o hondashi e o Aji-no-moto. Depois, ponha os cubinhos de cenoura e pepino e decore com a cebola.

Tempo de preparo: 10 minutos
Rendimento: 1 porção

Serviço:
D.O.C. Food & Wine Bar.
SHIS QI 21, Comercial, Bloco B, loja B, Ed. Vitrine 21- Lago Sul, Brasília
Fone: (61) 2196-4263

Leia na edição impressa a íntegra da matéria a receita da Burrata ao molho pesto de manjericão