É fato que uma das melhores partes de se conhecer um restaurante é a grande variedade de novos pratos que virão no cardápio. Se você, como eu, sente prazer em experimentar de tudo ; e usa esse fato para justificar o retorno a um restaurante que gostou ;, entende o que quero dizer. E, mesmo naqueles casos em que as receitas se repetem, como nas diversas opções de filé à parmeggiana espalhadas pela capital, é sempre bom ter como comparar. Porém, há casos em que você deve decidir pelos outros, seja porque o convite é para um encontro em casa, seja em casos extremos quando, por exemplo, aquele amigo indeciso te pede para sugerir algo por ele ; sim, isso acontece!
A tarefa é sempre difícil, principalmente quando envolve pessoas com as quais não temos muita intimidade. Quando ocorre isso, afirma o chef Roberto Felizardo, do Baby Beef Rubaiyat, o primeiro passo é tentar conseguir o máximo de informações sobre os convidados. "No caso de servir carne, o primeiro passo é conhecer o corte que será oferecido. Uma picanha, por exemplo, deve ser servida ao ponto, para ser melhor apreciada." Assim, mesmo que a decisão não seja unânime, ninguém vai sair da refeição reclamando.
A coluna foi até o restaurante e pediu três dicas para momentos distintos: um prato ideal para um almoço de negócios, aquele que pode causar boa impressão em um jantar romântico e um que agrade ao paladar dos vegetarianos. Todos também com uma indicação de harmonização. Roberto Felizardo diz que cada momento pode exigir um cuidado diferente. Apesar de o padrão ser seguido à risca para todos os pratos, momentos especiais merecem receber mais atenção.
Para um jantar a dois
Ingredientes
2 camarões sem casca
2 vieiras
1 calda de lagostim sem casca cortada em rodelas
Palmitos cortados em rodelas
1/2 manga fatiada
Tomates cerejas cortados ao meio à vontade
1/2 pepino japonês descascado e cortado em fatias
Brotos de nabo, rúcula e beterraba à vontade, para decorar
Modo de preparar
Em um prato fundo, disponha a manga, o pepino, os tomates e o palmito. Organize em cima os camarões, as vieras e a calda de lagostim. Por fim, decore com os brotos.
Para harmonizar
melhor acompanhado da leveza e do frescor de um Chablis Domaine Long ;Depaquit (Albert Bichot)
Rendimento: uma porção
Tempo de preparo: 7 minutos
Para um almoço de negócios
Ingredientes
380g de picanha
250g de batata
10g de alho
5g de sal grosso
1/2 broto de romana
5g de tomate seco
3g de sal grosso
Modo de preparar
Retire a porção de picanha da embalagem, coloque na churrasqueira para assar de acordo com o preparo desejado (mal passado, bem passado, ao ponto, antes do ponto ou além do ponto) e adicione sal.
Prepare o prato que vai servir a carne com batata cozida com alho, broto de romana, uma unidade de tomate seco e azeite. Sirva em seguida.
Para harmonizar
Conde Valdemar Crianza (Martínez Bujanda) ; vinho com toques de frutas marcantes e notas de baunilha.
Rendimento: uma porção
Tempo de preparo: dependerá do ponto da carne desejado
Veja na edição impressa a íntegra da matéria e saiba como preparar um prato para os vegetarianos