A intenção é ser diferente de outro, até porque os apaixonados pombinhos sonham ; e pagam ; para personalizar cada detalhe. Mesmo assim, no fim das contas, todos acabam seguindo tendências lançadas no mercado, principalmente, por celebridades. Caso das atrizes Jessica Biel e Anne Hathaway, que tingiram o clássico vestido branco de; Surpresa! Rosa. Ou seja, se há poucas décadas a noiva escolhia o tradicional vestido, a marcha nupcial, o bolo e a decoração que ditaram o costume de uma época, no futuro, provavelmente, os livros de história descreverão os casamentos do século 21 como uma verdadeira celebração à diversidade.
Criadas para o casal
"Uma peça única, feita à mão", descreve a designer de joias Vânia Ladeira, que há um ano e meio desenvolve alianças personalizadas a pedido dos noivos. Essa novidade também foi apresentada em outros eventos de casamento que ocorreram neste semestre no Rio de Janeiro e em São Paulo. Por aqui, explica a designer, é possível não só criar um desenho específico como também permitir aos noivos que eles acompanhem todo o processo de confecção da joia. "Desde a fundição do metal até o polimento, sempre assessorados pelo ourives", descreve.
Mimo artesanal
Seja uma única flor ou um arranjo com dezenas de botões ou borboletas, o buquê está cada vez mais eclético. Atendendo os moderninhos, clássicos e rústicos, ele ganhou, recentemente, uma versão feita de flores em origami. A ideia da designer Adriana Suzuki foi apresentada em abril passado no Casar 2013, em São Paulo, e repercutiu em outros blogs de casamento como uma alternativa ao ramalhete de flores naturais. Independentemente da escolha, a noiva só não pode esquecer que o buquê deve estar em harmonia com o vestido. Jogá-lo ou não para as amigas na festa também se tornou uma opção, visto que os arranjos com miniaturas de bonecos de Santo Antônio inspiram, com propriedade, as casamenteiras.
Uma mãozinha da tecnologia
Organização é a palavra-chave para toda noiva. Até porque, no fim das contas, é ela quem toma as rédeas dos preparativos da festa. Aplicativos ajudam você a se organizar para o grande dia. Cada semana, um novo app é criado para smartphones com esse propósito. A maioria gratuita. São opções de aplicativo para montar a lista de convidados e verificar se receberam os convites, como o Wedding List, ou que listam todas as tarefas a cumprir durante o período pré-cerimônia, como o Wedding Planing ou The Knot Ultimate Wedding Planner. Outro que não pode faltar é o Countdown, que conta segundos, minutos, horas, dias e mês para o casamento.
Instantânea, por favor!
Além da fotografia oficial ; seja ela no estilo paparazzi ou não ;, outras imagens entraram na lista de pedidos dos noivos: a foto instantânea. Nesse caso, é possível dar vazão ao hobby de noivos, amigos e familiares usuários do Instagram ; maior rede social de fotos entre Androids e iPhones. Para isso, um serviço agrupa as fotos feitas pelos convidados em hashtags (exemplo: #casamentobiaefabio). De acordo com a publicitária Heloisa Rocha, que oferece esse serviço em Brasília com o nome de Lamb Lamb, a demanda só cresce. "Desenvolvemos um sistema que capta automaticamente as fotos postadas no Instagram em uma hashtag específica e imprimimos em formato Polaroid", explica. No fim, todos saem com suas fotos cujo rodapé foi customizado com a logomarca do evento ou com o nome do casal.
Doces flores doces
Ramos e pétalas sobem pelo bolo da noiva. A novidade, registrada por sites e blogs de casamento internacionais, já foi apresentada pela empresa The King Cake, vencedora da medalha de ouro na categoria Floral Sugarcrafts no Cake Internation, ano passado, em Londres. Um exemplo desse trabalho também foi apresentado na 12; edição do Casar 2013, em São Paulo. Peça central na mesa de doces, o bolo ganha como adorno flores de verdade ou de açúcar.
Os convidados fazem a festa
Cabines fotográficas, óculos, chapéus, apitos e outros apetrechos permanecem como acessórios indispensáveis para uma animada festa de casamento. Vale até máscara de super-herói e atores fantasiados para entreter os convidados. Nessa linha, o bigode continua sendo um queridinho, principalmente dos mais hipsters. Vale um moustache em papel e no palito para posar para as fotos ou um exemplar feito de açúcar para ser devorado na pista de dança ; caso dos pedidos atendidos por Melié Douce, que apresentou suas encomendas no Casar 2013. Mesmo se os adultos não fizerem questão desse complemento, as crianças agradecem e pedem bis.
Leia a íntegra da mastéria na edição impressa