São Paulo ; Com a intenção de ajustar o calendário da moda brasileira às apresentações das coleções internacionais, o São Paulo Fashion Week, maior evento de moda da América Latina, antecipou a programação e mostrou, na última semana, quais serão as apostas dos nossos estilistas para o verão 2014. A mudança da agenda levou alguns dos grandes nomes da moda nacional a ficarem de fora dessa edição: André Lima, Reinaldo Lourenço e Glória Coelho optaram por não participar do SPFW. Apesar da falta de peso no line up, sobraram beleza e luxo na passarela. O verão se mostrou, na maior parte dos desfiles, homogêneo. As marcas apresentaram coleções com tendências bem similares, deixando claro quais serão as formas e as cores que dominarão os dias quentes.
A repórter viajou a convite do evento
BRANCO E PRETO
Apesar da sobriedade, o preto e o branco dominaram a cartela de cores desfilada no SPFW ; Verão 2014. Praticamente todas as marcas apresentaram looks tingidos nesses dois tons. As peças apareceram monocromáticas: no preto ou no branco. Não raro, elas vieram juntas, em um acertado casamento, que deu a dica de um verão mais clássico.
LISTRAS
Poucos foram os desfiles que não colocaram peças listradas na passarela. Boa parte delas veio em preto e branco, mas também apareceram coloridas, como no desfile de Ronaldo Fraga, ou estilizadas, como propôs Alexandre Herchcovitch, em uma estamparia com efeito de zebra. Calças, saias blusas e vestidos foram listrados, inclusive as peças masculinas, como mostrou a Amapô.
COMBINADO
O conjunto de blusa e calça ou de blusa e short ou de blazer e calça com a mesma estampa foi criado por muitas marcas. Uma opção para deixar a combinação menos formal e com a cara do verão.
FENDAS E DECOTES
A sensualidade esperada da estação quente não apareceu em comprimentos mínis. O verão deixa o corpo à mostra pelas fendas, decotes e transparências. A Forum, por exemplo, aumentou o decote do blazer e apostou em cavas laterais das blusas e vestidos. Tufi Duek deixou colo e pernas à mostra com fendas ousadas. Já a moda praia de Adriana Degreas quis exibir as formas femininas pelas transparências, assim como a Têca, que apresentou o sexy romântico das rendas.
O COLORIDO
Quem quiser fugir do preto e do branco terá liberdade total para escolher a cor que vai vestir no verão. Todas as tonalidades apareceram em detalhes ou em parte das coleções. Destaque, porém, para o laranja e o verde esmeralda. As roupas monocromáticas em formas minimalistas são uma opção, como apresentou a Osklen. Mas a mistura de cores e de estampas, a vibração do flúor também não faltaram, como se viu no alegre desfile da Neon e da Cavalera.
BARRIGA DE FORA
Só para quem está em forma, a tendência cropped parece resistir no próximo verão. Ela foi vista nos desfiles da Cavalera, na Forum e na Colcci, que propuseram tops bem curtos, combinados com cinturas mais altas. Já a Ellus sugeriu apenas. Deixou a blusa mais comprida, com a barriguinha levemente de fora.