Jornal Correio Braziliense

Revista

Inverno à americana

Criados pelos americanos em diferentes ocasiões e épocas, o casaco moletom, a bomber jacket e a varsity jacket voltam repaginados, conquistam as passarelas internacionais e caem no gosto de fashionistas

O outono está aí. Ainda tímido, afinal, ele só começou esta semana. Mas, se as previsões para a época se confirmarem, logo, logo as temperaturas começarão a baixar. E, finalmente, vamos tirar os casacos das gavetas. Para quem quer renovar o estoque, aí vai a dica. Nesta temporada, três jaquetas, clássicas do guarda-roupa americano, tomarão conta das produções. A bomber jacket, o casaco moletom e a varsity jacket apareceram nas passarelas internacionais de inverno da Loewe, Balenciaga, Kenzo, Proenza Schouler e Alexander Wang. Só para mencionar algumas.

Nas lojas brasileiras, foram repaginados. Os tecidos são mais leves; as estampas, bem alegres; e alguns modelos quentes se transformaram até em coletes. Tudo para se adaptar ao clima daqui. Apesar de terem uma pegada esportiva, o charme é usá-los com peças mais arrumadas: bordados, paetês, alfaiataria, couro e vestidos longos. Os acessórios devem ser exagerados para deixar a produção ainda mais feminina. O estilo dominou o inverno europeu e norte-americano e não deve demorar muito para chegar aqui.

Bomber jacket
O casaco foi criado originalmente em 1917 para os pilotos norte-americanos lutarem na Primeira Guerra Mundial. Ele foi desenvolvido para protegê-los do frio dentro da cabine do avião, que não era completamente fechada. Ao longo dos anos, o modelo recebeu aprimoramento ; pequenas mudanças feitas por Forças Aéreas de outros países que adotaram a peça no uniforme oficial. Mas acabou perdendo o sentido quando os aviões se modernizaram. Ao alcançarem altitudes mais elevadas, as cabines receberam vedação própria. Em vez de cair no esquecimento, no entanto, a bomber jacket foi incorporada ao estilo de vida do norte-americano. Atingiu o ápice com o lançamento do filme Top gun ; Ases indomáveis, nos anos 1980. Agora, reaparece em tecidos leves e coloridos nas passarelas dos principais estilistas internacionais.


Varsity jacket
Essa jaqueta se transformou em símbolo da cultura norte-americana ao ser difundida pelos filmes de high school. Agora, caiu no gosto dos estilistas, que mudaram suas cores e materiais, mas mantiveram sua essência. A história da peça, entretanto, é mais antiga. Começou em 1865, na afamada Universidade de Harvard. Ela era dada aos atletas ; os que mais se destacavam ganhavam emblemas de condecorações, que eram costuradas nas peças. Foi adotada por outras universidades e, eventualmente, pelas escolas de ensino médio. No início, era feita de lã, mas, na década de 1930, passou a ser produzida em couro. Até que dominou o mundo ao aparecer nos filmes de adolescentes.


Casaco moletom
O modelo já teve suas idas e vindas. Foi criado nos anos 1930, nos Estados Unidos, pela marca Champion, como uniforme dos trabalhadores de fábricas em Nova York para protegê-los do frio. Depois, os atletas o adotaram. Nos anos 1970, porém, foi imortalizado, no tom cinza, por Rocky Balboa. Mais ou menos na mesma época, virou símbolo de resistência pela cultura do hip-hop. Os grafiteiros e os b-boys usavam a peça para se misturar na multidão. Até que, nos anos 1990, passou por uma reformulação por Tommy Hilfiger e Ralph Lauren para ser usado pelos jovens ricos americanos. Hoje, está nos guarda-roupas de todo mundo. Mas, nesta temporada, veio renovado pelas marcas Kenzo e Balenciaga, que colocaram estampas moderninhas.



Produção: Bianca Assunção // Fotos: Iano Andrade/CB/D.A.Press // Modelo: Gabriela Nogueira, da Agência Glam Model // Cabelo: John John, da Equipe Studio 300 // Maquiagem: Bruno Oliveira, da Equipe Studio 300 // Agradecimento: CEB