O mercado editorial voltado para a arquitetura e para o design de interiores anda de vento em popa. As publicações se beneficiam do sucesso de sites e aplicativos, que alimentam uma geração de leitores interessados em soluções para a casa. Então, que tal aproveitar este período do ano para conhecer as novidades e algumas obras de referência? A seguir, destacamos sete livros lançados no ano passado e pedimos indicações a designers e a arquitetos da cidade. Afinal de contas, quem não quer começar o ano de casa nova?
Um apanhado de ideias e sugestões para transformar o ;quarto da bagunça; em um ambiente aprazível. Depois, é só convidar os amigos.
Quartos de criança também merecem cuidado quando o assunto é feng shui. A autora lança desafios e sugestões aos pais que aderiram à milenar arte chinesa.
O que é necessário para a execução de um projeto de sucesso? Quem responde é John Pawson, que, entre erros e acertos, faz um relato sobre a concepção e o desenvolvimento da própria casa.
Fundamental para o bem-estar, a organização deve ser prioridade em todo lar. Por isso, a autora mostra como harmonizar a decoração e outros elementos da casa. Tudo em seu devido lugar.
Imagens e comentários sobre móveis emblemáticos do design brasileiro após um meticuloso mapeamento que começa na década de 1920 e vai até meados dos anos 1960.
Uma seleção de casas projetadas entre 1940 e 2005 pelo consagrado arquiteto modernista morto em dezembro de 2012. Algumas conhecidas, outras nem tanto ; caso da Strick House, nos Estados Unidos.
O talento e o bom gosto de Valéria Leão Bittar em mais de uma década dedicada à decoração de eventos. São imagens inspiradoras de festas em Minas Gerais, em Goiás e na Bahia.
Na cabeceira dos profissionais
;Gosto muito de ler sobre a vida e as experiências de arquitetos, designers e artistas. Acabo de reler Pegguy Guggenheim ; a vida de uma viciada em artes (Anton Gill, Ed. Globo). Peggy teve uma vida excêntrica, que me atraiu após conhecer o maravilhoso acervo exposto no museu que leva seu nome em Veneza (Itália). Esse livro revela o mundo dessa famosa colecionadora de artes, que, de menina burguesa, passou a ;patrona; e ;amante; de vários mestres, como Picasso e Calder, entre outros.;
Angela Borsoi, designer de interiores
;Meu livro de cabeçeira é A doce revolução de Oscar Niemeyer, de Regina Zappa (Ed. 19 Design). É um livro de relatos pessoais do arquiteto, com fotografias e croquis de suas principais obras e datas de algumas construções. Essa é uma publicação necessária para todos aqueles que amam a arquitetura.;
Gislaine Garonce, arquiteta
;Um livro que considero importante para minha profissão é Saber ver a arquitetura, de Bruno Zevi (Ed. WMF Martins Fontes), por ser uma publicação que mostra um novo olhar a respeito da arquitetura.;
Yeda Garcia, arquiteta e presidente da Associação Brasiliense de Designers de Interiores (Abradi)
;O livro Entrevistas com arquitetos, de Hanno Rauterberg (Ed. Viana & Mosley), é uma coletânea de conversas com excelentes profissionais e sobre a influência que o trabalho deles exerce no mundo. As referências trazidas pelo livro me inspiram no dia a dia.;
Cynthia Rondelli, arquiteta