;É possível questionar a sua elegância, pois isso é uma questão de gosto. Mas ele, definitivamente, estava arrojado e dentro das propostas que os estilistas internacionais apresentaram na última temporada de moda;, responde Andreia Miron, professora de moda da Faculdade Santa Marcelina. E se alguém podia inovar naquele dia, essa pessoa era o Messi. A noite era dele. Aos 25 anos, estava prestes a bater o recorde de Ronaldo Fenômeno e Zidane. Ia ser consagrado como o único jogador que ganhou a Bola de Ouro quatro vezes. Apesar de ser um evento black tie, a festa era para atletas ; uma profissão que não exige formalidade. E ele era o cara da comemoração.
Junto com Domenico Dolce e Stefano Gabbana, Messi optou por um smoking de um botão, em seda preto com bolinhas brancas e lapela de cetim preto. Os estilistas completaram o look com um colete de corte clássico de quatro botões em lã preta, camisa branca e gravata borboleta de seda. ;Foram escolhidas duas peças clássicas: o poá e o smoking. Mas que, juntos, resultaram em uma combinação superousada;, avalia Andreia. O smoking, até certo ponto, não é nenhuma surpresa, pois, há dois anos, Messi tem um contrato com a Dolce & Gabbana para vesti-lo em todos os eventos oficiais. E o poá é a marca-registrada da dupla italiana e foi um forte elemento nas últimas coleções apresentadas.
Além disso, ao longo dos últimos anos, o estilo dele tem evoluído e se destacado. Pois, além de ter fechado o contrato com a ousada grife italiana, Messi já se firmou como o melhor jogador de sua geração. ;Isso dá uma certa liberdade para ele quebrar os paradigmas na hora de se vestir também;, acredita Andreia. O smoking diferente é só a ponta do iceberg. Ano passado, ele já inovou com um terno de veludo bordô, também desenhado por Dolce & Gabbana. Nos anos anteriores, ainda parecia um tanto desajeitado, com peças fora de moda e maiores que o seu tamanho.
O resultado? ;Você pode gostar ou não das bolinhas. Mas, provavelmente, Messi abriu a porteira para que os homens enxerguem a moda de uma maneira diferente. Sejam mais soltos e menos formais na hora de se vestir;, analisa Andreia. Ela explica que a moda ainda não conseguiu alcançar um grande número de fãs masculinos. Mas, quando dois nomes tão importantes em seus universos se unem ; como o caso de Messi e Dolce & Gabbana ;, com certeza algum resultado sairá disso. ;Ele é um jovem jogador de futebol, heterossexual, no auge de sua carreira, ídolo, que resolveu sair do comum na hora de se vestir. Isso vai mexer com a cabeça de quem gosta de futebol, principalmente com a dos jovens.;