Jornal Correio Braziliense

Revista

As bolinhas de ouro

Melhor jogador do mundo, Messi chamou a atenção também fora dos campos ao aparecer com um smoking de poá. Para especialista em moda, você pode até não gostar do visual, mas ele abriu a visão dos homens para o universo fashion

Quando Lionel Messi apareceu na segunda-feira com um smoking Dolce & Gabbana para receber pela quarta vez seguida o prêmio de melhor jogador de futebol do mundo, as pessoas nem ligaram para as glórias do atleta no futebol. Todo mundo queria mesmo era falar da peça de poá que ele escolheu para subir ao palco. Mas não eram só as mulheres e fashionista que davam a sua opinião na escolha do argentino. O assunto foi parar nas mesas redondas nos canais de esporte. De comentaristas de futebol, os jornalistas passaram a especialistas em moda. Vestidos de camisa de botão sem corte e calça jeans duas vezes o tamanho certo, chamaram o rapaz de cafona, inadequado e até de fora de moda. Mas será que Messi estava tão equivocado assim?

;É possível questionar a sua elegância, pois isso é uma questão de gosto. Mas ele, definitivamente, estava arrojado e dentro das propostas que os estilistas internacionais apresentaram na última temporada de moda;, responde Andreia Miron, professora de moda da Faculdade Santa Marcelina. E se alguém podia inovar naquele dia, essa pessoa era o Messi. A noite era dele. Aos 25 anos, estava prestes a bater o recorde de Ronaldo Fenômeno e Zidane. Ia ser consagrado como o único jogador que ganhou a Bola de Ouro quatro vezes. Apesar de ser um evento black tie, a festa era para atletas ; uma profissão que não exige formalidade. E ele era o cara da comemoração.

Junto com Domenico Dolce e Stefano Gabbana, Messi optou por um smoking de um botão, em seda preto com bolinhas brancas e lapela de cetim preto. Os estilistas completaram o look com um colete de corte clássico de quatro botões em lã preta, camisa branca e gravata borboleta de seda. ;Foram escolhidas duas peças clássicas: o poá e o smoking. Mas que, juntos, resultaram em uma combinação superousada;, avalia Andreia. O smoking, até certo ponto, não é nenhuma surpresa, pois, há dois anos, Messi tem um contrato com a Dolce & Gabbana para vesti-lo em todos os eventos oficiais. E o poá é a marca-registrada da dupla italiana e foi um forte elemento nas últimas coleções apresentadas.

Além disso, ao longo dos últimos anos, o estilo dele tem evoluído e se destacado. Pois, além de ter fechado o contrato com a ousada grife italiana, Messi já se firmou como o melhor jogador de sua geração. ;Isso dá uma certa liberdade para ele quebrar os paradigmas na hora de se vestir também;, acredita Andreia. O smoking diferente é só a ponta do iceberg. Ano passado, ele já inovou com um terno de veludo bordô, também desenhado por Dolce & Gabbana. Nos anos anteriores, ainda parecia um tanto desajeitado, com peças fora de moda e maiores que o seu tamanho.

O resultado? ;Você pode gostar ou não das bolinhas. Mas, provavelmente, Messi abriu a porteira para que os homens enxerguem a moda de uma maneira diferente. Sejam mais soltos e menos formais na hora de se vestir;, analisa Andreia. Ela explica que a moda ainda não conseguiu alcançar um grande número de fãs masculinos. Mas, quando dois nomes tão importantes em seus universos se unem ; como o caso de Messi e Dolce & Gabbana ;, com certeza algum resultado sairá disso. ;Ele é um jovem jogador de futebol, heterossexual, no auge de sua carreira, ídolo, que resolveu sair do comum na hora de se vestir. Isso vai mexer com a cabeça de quem gosta de futebol, principalmente com a dos jovens.;