Jornal Correio Braziliense

Revista

Bronzeado sem sol

A exposição aos raios solares não é nada saudável. Mas se você não abre mão de exibir uma cor dourada no verão, uma boa saída é o uso de cosméticos e maquiagens

Por Juliana Contaifer ; Especial para o Correio

Início de ano é hora de ir para a praia ou curtir a piscina. E, para provar que o verão foi bem aproveitado, nada melhor do que uma marquinha de biquíni ou a pele bem dourada. "Mas o bronzeado nada mais é do que a resposta da pele à agressão do sol. Ela se defende aumentando a quantidade de melanina", alerta a dermatologista Cristiane Dalmagro. Ficar no sol o dia inteiro, portanto, pode até ter um resultado bonito, mas é pouco saudável. E a situação pode piorar com o uso de bronzeadores. "Eles atuam intensificando os raios solares e têm baixíssimo fator de proteção, o que os tornam altamente prejudiciais para a pele, podendo causar queimaduras e outros problemas referentes à exposição solar", esclarece a médica.

Tentar diminuir o baixo FPS do bronzeador usando filtro solar não é indicado, uma vez que a eficácia do protetor acaba sendo afetada. Segundo Cristiane, o método mais saudável para exibir a cor do verão é fazer uso dos autobronzeadores. São cremes ou loções feitos de substâncias químicas que reagem com as células da pele para pigmentá-la superficialmente, sem relação com os nocivos raios solares. "Dessa forma, a cor dura de cinco a 14 dias e a pele não corre nenhum risco." Para manter o bronzeado por ainda mais tempo, é importante abusar do hidratante e do filtro solar e correr dos esfoliantes, que acabam eliminando as células pigmentadas.

Veja na edição impressa uma seleção de maquiagens que também têm o poder bronzeador.