Tetê Espíndola acreditava que seu amor estava escrito nas estrelas. Assim como ela, milhares de pessoas confiam que os planetas, as estrelas, o Sol e a Lua são capazes de dar dicas valiosas sobre o que está por vir. Ao longo da história, a astrologia tem encantado a humanidade. A possibilidade de ter alguma orientação sobre o melhor caminho a seguir é o chamativo para uma ciência milenar e que continua firme até hoje. Previsões astrológicas, contudo, vão muito além do resumo diário para cada signo que os jornais publicam. Com base na posição dos astros, profissionais habilitados são capazes de apontar tendências, pontos fortes e questões que merecem ser trabalhadas. De acordo com os astrólogos ouvidos pela Revista, o ano de 2013 reserva algumas promessas ; mas também preocupações.
Maurice Jacoel, professor de astrologia no Centro de Ensino e Treinamento Especializado em Brasília (Centre), fundador do Sindicato dos Astrólogos de Brasília (Sinabra) e presidente da Central Nacional de Astrologia (CNA), conta que, para entender o que os astros reservam para o país no ano que vem, é preciso começar pelo mapa astral. Quando o mapa é feito para uma nação e não para uma pessoa, a referência é a data em que o local virou, de fato, um país. No caso do Brasil, o "nascimento" é o Dia da Independência, comemorado em 7 de setembro. "O mapa astral dá informações por setores da vida, como economia, questões sociais, relações internacionais e assim vai", completa.
No momento em que Dom Pedro I bradou a liberdade do país às margens do Ipiranga, os astros se apresentavam assim: Sol em Virgem, Lua em Gêmeos, ascendente em Aquário (veja glossário na página 27). Levando em conta essa configuração astrológica, a água será um problema para o Brasil em 2013. Jacoel explica: "Netuno está no ascendente do país. O planeta tem a ver com tudo que se refere à água, tanto na preservação quanto na questão pluviométrica, de chuvas e enchentes". Aquário representa a cooperação internacional. "Ele também é responsável pela nossa característica de convivência relativamente pacífica entre diferentes etnias e culturas", complementa o especialista.
A economia e a política também merecem atenção extra. Segundo Maurice, o começo do julgamento do mensalão se deu simultaneamente ao término do ciclo de 30 anos de Saturno. Isso indica mudanças consideráveis entre os que detêm o poder. "Quando isso aconteceu pela útima vez, houve o movimento das Diretas Já, a morte de Tancredo Neves", completa. Coincidência ou não, quando o planeta estava terminando outro ciclo, Getúlio Vargas faleceu. Em 1924, foi a vez da Coluna Prestes. "A astrologia diz que esse será um período importante para o Brasil", reforça. "Como astrólogo e brasileiro, penso que o que vem pela frente é uma profunda reforma política, que desembocará na eleição do próximo presidente."
O astrólogo João Bidu explica que 2013 será regido por Saturno, um planeta "sério, o astro da disciplina e da responsabilidade". Em sua simbologia, o planeta dos anéis representa o masculino. "O ano que vem será o ano dos homens, especialmente os mais velhos, pois Saturno governa as coisas mais antigas", explica. Pesquisas relacionadas à qualidade de vida dos idosos estarão em evidência, bem como estudos que tratem da sexualidade ; uma vez que escorpião estará governando a 8; casa astral, relacionada às transformações e à sexualidade. A seriedade do astro que conduzirá os próximos 365 dias se refletirá também nos relacionamentos. De acordo com Bidu, o ano que entra será marcado pela busca por relações estáveis. "Será um ano favorável para quem quer se casar ou assumir um compromisso."
Saturno age pela lei do "tudo que vem fácil, vai fácil". Apesar de colocar ordem nas coisas, ele não é um tirano. Ao mesmo tempo em que cobrará atitudes e definições, o planeta também inspirará paciência e perseverança para que as conquistas sejam duradouras. "Saturno governa capricórnio, na 10; casa astral. Isso tem a ver com ambição profissional. Ele dará determinação para as pessoas lidarem melhor com o dinheiro, para que pensem melhor antes de consumir." A transição do planeta por escorpião também motiva grandes realizações, reformas e regeneração, destaca Bidu.
Despertar da consciência
Quando o fim de ano se aproxima, Renata faz seu checape espiritual: vê seu futuro no tarô e no jogo de búzios, e marca uma consulta com sua astróloga de confiança. "Por mais que cada um veja um detalhe diferente, é impressionante como as informações batem", analisa. Ainda que tenha uma certa curiosidade em relação ao que está por vir, para ela, fazer o mapa astral é um modo de se conhecer melhor. "Astrologia não é oráculo. É interessante para saber como agir, entender a energia do momento que se está vivendo", acredita. O fim do ano, época geralmente recheada de planos e expectativas, é a ocasião perfeita para esse tipo de reflexão.
Há cerca de oito anos, Renata confere periodicamente a análise dos astros. Nem sempre ela encontrou as respostas que procurava. Em compensação, ela garante que se deparou com novas perguntas, instigantes e reveladoras. "São esses questionamentos que nos fazem seguir por caminhos diferentes", completa. A conclusão de tanto tempo olhando para as estrelas para se entender? "Descobri que não sou louca", diverte-se. "Ficava em crise, querendo saber o porquê dos meus comportamentos. Quando comecei a entender a astrologia, descobri que uma capricorniana com ascendente em touro não podia ser nada mais além de alguém ;oito ou oitenta;".
"Ele falou de forma geral, mas descreveu minhas características, disse o que eu precisava melhorar. Fiquei impressionado", relembra. "Uma pessoa que nunca tinha me visto sabia coisas que nem muitos amigos meus sabem." Após uma hora de consulta, Márcio estava completamente fascinado. Procurou livros, fez cursos sobre o assunto e hoje se considera um ex-cético astral. "Vi que a astrologia é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento, quando bem usada", resume. "Comecei a enxergar a vida por outro ponto de vista."
A nova visão de mundo chegou a causar estranhamento em amigos mais próximos, mas Márcio não se importa. Na verdade, ele agora ajuda outros desconfiados a perder um pouco do ranço com relação aos astros. "A astrologia acaba perdendo credibilidade por conta de pessoas que não a tratam com seriedade", acredita. Por enquanto, os conhecimentos ainda são básicos. Márcio ainda não consegue interpretar mapas astrais, por exemplo. O objetivo agora, segundo ele, é ir além. "Quero me aprofundar, fazer o curso de um ano de duração. Não quero me tornar um especialista, mas quero ampliar meu conhecimento."
Previsões para os signos do Zodíaco
De João Bidu
Áries
Ano ideal para ir atrás das suas ambições. Explore sua poderosa energia para vencer na vida. Fará sucesso na paixão.
Touro
Estudos e viagens em destaque. Bom período para conhecer pessoas, ampliar seus horizontes e evoluir. Definições no amor.
Gêmeos
Ano de transformações. Terá muita habilidade para cuidar dos seus interesses. Astral envolvente com sua alma gêmea.
Câncer
Pode realizar bons negócios ou começar sociedade. Relacionamentos em destaque. União amorosa deve se firmar.
Leão
Trabalho e saúde estarão entre os assuntos principais em sua vida. Batalhe por tudo que quer e seu empenho frutificará.
Virgem
Estímulos e mais sorte para você no ano de Saturno. Seu carisma e seus talentos vão brilhar. Conquistas estão a caminho.
Libra
Assuntos familiares e do passado vão incidir em seu astral. Revise e resolva o que for preciso. Reaproximações estão previstas.
Escorpião
Saturno dará força para você alcançar metas. Vai crescer com suas experiências. Lute pelo que quer ; bons frutos virão.
Sagitário
Desafios podem surgir, mas, com paciência e empenho, vencerá os obstáculos. Confie em você e valorize sua estabilidade.
Capricórnio
Ano de realizações e progresso. Com seu jeito responsável e suas qualidades, transformará seus sonhos em realidade.
Aquário
Para tudo fluir bem, seja tolerante com as limitações e mostre senso prático. Empenhe-se e terá conquistas duradouras.
Peixes
Terá muitas oportunidades para progredir e poderá tomar novos rumos. Amizades vão exercer papel importante em sua vida.
De Maurice Jacoel
Signos de terra
Os nativos de touro, virgem e capricórnio terão muitas dificuldades no ano que vem, pois Saturno estará batendo de frente com eles. Mais vulneráveis a isso, podem não conseguir terminar o que deixaram para depois. "Especialmente os taurinos, que são os que já têm uma tendência natural a procrastinar." O jeito é correr para colocar a casa em ordem antes da virada.
Signos de ar
Geminianos, librianos e aquarianos estarão neutros em 2013. Não é que nada vá acontecer: eles apenas continuarão curtindo a boa fase que vivem agora. O ano foi de expansão graças a Júpiter, que estava no signo de gêmeos. "Eles ainda têm um gás para ser consumido ; de agitação, de abertura, de oportunidades e viagens. Depois, virá uma situação mais neutra."
Signos de fogo
Nativos de áries, leão e sagitário já são agitados por natureza. Urano está em áries e lá permanecerá por mais sete anos, o que os deixará ainda mais inquietos. Mas isso não é, necessariamente, ruim: na última vez que isso aconteceu, nos anos 1920, houve a ascensão do cinema, da fotografia e da psicanálise. Mas eles estarão mais agressivos e briguentos também, especialmente os arianos. Praticar algum esporte para extravasar tanta energia pode ser uma boa ideia.
Signos de água
Para piscianos, escorpianos e cancerianos, o ano de 2013 promete ser especial. A movimentação de Saturno e Netuno em signos de água fará com que eles alcancem melhores resultados, melhores ações e realizem mais. Saturno em escorpião trará para os signos de água um pouco mais de contenção e foco. Netuno em peixes, signo que o planeta rege originalmente, trará uma hiperconsciência, especialmente para piscianos. Isso pode ser positivo em termos de criatividade, arte, visão de futuro, espiritualidade e religiosidade, mas pode ser ruim quando se pensa na questão da alteração de consciência. Melhor maneirar na bebida alcoólica.
Leia na edição impressa, a íntegra da matéria