Jornal Correio Braziliense

Revista

Uai, o frio já chegou?

O Minas Trend Preview colocou na passarela as coleções do inverno 2012, assinadas por alguns de seus melhores estilistas. Eles confirmaram as tendências já vistas em desfiles nacionais e internacionais

Moda

Uai, o frio já chegou?

O Minas Trend Preview colocou na passarela as coleções do inverno 2012, assinadas por alguns de seus melhores estilistas. Eles confirmaram as tendências já vistas em desfiles nacionais e internacionais

Por Carolina Samorano

Depois de o Rio de Janeiro e de São Paulo mostrarem as apostas para o inverno 2013, foi a vez de Minas Gerais apresentar o que você vai ver nas vitrines, nos dias frios do próximo ano. Oito marcas desfilaram, na última semana, a coleção de inverno no Minas Trend Preview, em Belo Horizonte. O evento de moda mineiro é, tradicionalmente, o que inaugura a temporada, mas, por causa do novo calendário da moda nacional ; que agendou para outubro e início de novembro os desfiles de inverno do Fashion Rio e do São Paulo Fashion Week (antes, ele aconteciam entre janeiro e fevereiro) ;, coube aos mineiros encerrar os desfiles invernais. Algumas tendências, que já tinham sido vistas em outras passarelas, foram confirmadas. O couro e o brilho, por exemplo, devem mesmo ser hits de produções quentinhas de frio, inclusive aparecem na moda festa, um dos pontos fortes da criação mineira. O branco vem dar leveza à cartela de cores, em contraste ao preto, sempre presente. Ainda é verão, mas, segundo o calendário da moda, pode começar oficialmente a se preparar para o inverno!

A repórter viajou a convite da organização do evento.



Couro

Rio e São Paulo já haviam anunciado o material como tendência e os mineiros confirmaram. Principalmente, se ele for texturizado. Vale até apostar em uma produção toda em couro. Funcionou na passarela.



Brilho

Paetês, acabamento metalizado, lurex ou bordado em cristais. O brilho veio em muitas variações, inclusive em produções informais, como saia e tricô de modelagem mais ampla.



Pelos

No que depender dos estilistas mineiros, eles serão superimportantes para as produções invernais. Apareceram em jaquetas, marcando ombros e em coletes.



Branco

Tem preto, bordô e cinza, como sempre, mas a cor que é novidade do inverno é bem levinha. O branco apareceu tanto na versão branco total, dos pés à cabeça, quanto contrastado ao preto.



Verde-besouro

Outra cor que apostaram foi o verde-besouro. O metalizado do tom lembra a casca do inseto e é uma boa para substituir o dourado e o prateado nos acessórios. Nas roupas, apareceu em vestidos e shorts em alfaiataria.



Moça comportada

Nada de míni. Pode deixar as pernas de fora no inverno, desde que do joelho para baixo. As saias curtíssimas ficaram um pouco de lado na temporada e deram lugar a comprimentos mais comportados e elegantes.



Pele à mostra

A ideia é mostrar o corpo, mas sem deixar de se proteger do frio. As transparências em peças longas apareceram bastante nas passarelas mineiras. A Jardin, por exemplo, trocou as leggings foscas pelas transparentes.

A BELEZA

Cabelos lisos, pele suave e olhos iluminados, com sombra dourada ou cobre. O trio apareceu em quase todos os desfiles. A variação ficou por conta dos rabos de cavalo esticados e baixos. Tudo bem minimalista.

ACESSÓRIOS

A clutch quadrada de Patrícia Motta. Fofa!

O sapato de bico fino e detalhe em plástico da GIG.

As mangas e os chapéus de acrílico inspirados em asas de insetos da Jardin, desenvolvidos pela Aramez.