As variações são muitas. Transparentes ou opacos, com cores vibrantes ou sóbrias, com ou sem texturas, os tecidos fazem toda a diferença e podem ser usados sozinhos ou em combinação com outros. ;O tecido clássico é o linho. Mas é possível usar também alguns sintéticos, que, com boa tecnologia, aproximam-se muito à fibra natural;, ensina Luciana Nóbrega, administradora de loja de acessórios para casa. Quanto à questão do tecido, Beatriz alerta: ;Alguns tecidos sintéticos não têm qualidade suficiente e acabam não dando um bom caimento;.
Mas nem todos se contentam com o clássico. De acordo com Luciana, é possível fazer cortinas até de camurça ou de couro. Não existe regra. Ela alerta, porém, para a importância de uma confecção de qualidade e para a adequação do material ao ambiente. A translucidez no acessório, que permita ver o lado de fora, é muito elegante, mas não é ideal para um home theater, por exemplo, que deve ser bem escuro. Nesse caso, ou coloca-se um black out por trás ou escolhe-se um pano mais escuro.
A escolha da cortina é muito individual. Na última mostra de decoração em que Luciana esteve, ela percebeu como uma forte tendência o uso de tecidos luxuosos, como o veludo. Beatriz del Giudice e Luciana Nóbrega, no entanto, concordam que nem sempre essas opções casam com o ambiente em questão ou com o gosto do cliente. A arquiteta e designer aponta o uso de cortinas claras, fluidas e de tecidos leves quando pretende-se criar um ambiente mais clean e moderno. Com a mesma decoração clean, uma cortina chamativa, com xale, contraste de cor, detalhes na barra e tudo a que se tem direito, pode criar um ponto de destaque interessante. Mas tudo trabalhado com cuidado.
Bonita por mais tempo
Apesar de muitos dizerem que as cortinas vestem as casas, elas não são roupas. Existem lavanderias especializadas em cortinas, nas quais elas são lavadas a seco e de maneira adequada ao tecido de que são fabricadas. De acordo com Leila, a escolha do tecido também pode facilitar a vida. Tecidos sintéticos exigem menos cuidados na lavagem, portanto, pode ser uma opção boa.
É importante evitar colocar a mãos nas cortinas o tempo todo, assim como manter crianças longe delas. Trilhos diferentes e práticos estão disponíveis para facilitar a vida: ;Há vários trilhos especiais, com cordinhas e carrinhos, que dispensam a necessidade de encostar nos tecidos para abrir e fechar as cortinas;, exemplifica Luciana.
Agradecimentos: Beatriz del Giudice Arquitetura e Interiores e Uma Casa