Mesmo assim, cada país tem suas próprias tradições para festejar o Dia dos Namorados ; alguns até contam com lendas para explicar o data. Saiba como são as celebrações ao redor do mundo.
Brasil
A ideia de comemorar o dia no Brasil partiu do publicitário João Doria, que tentava aumentar o fluxo de vendas em junho, mês considerado fraco para o comércio. A data escolhida foi 12, que é véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro.
França
O Dia dos Namorados também é celebrado em 14 de fevereiro, quando a capital do amor, Paris, se torna palco dos apaixonados. As padarias francesas costumam inventar um bolo especial para os namorados; o maior jornal do país, o Liberación, disponibiliza uma página inteira para recados de apaixonados; e os correios criam um selo comemorativo. O costume é que os homens presenteiem suas companheiras com um buquê de flores, enquanto elas retribuem com pequenos presentes. Há também uma tradição de jantar juntos ; os casais lotam os restaurantes e alguns preparam o cardápio em casa.
Estados Unidos
O Dia dos Namorados também é festejado em 14 de fevereiro. A data serve não só para celebrar o amor romântico, mas também a amizade. Os americanos costumam enviar cartas e cartões para seus queridos ;parentes, amigos, amores e até pets recebem mimos no dia. Rosas vermelhas, lírios e tulipas, doces em formato de coração e caixas de chocolate também são presentes comuns entre os americanos.
Leia a íntegra desta matéria na edição n; 369 da Revista do Correio.