No potinho
As misturinhas não são feitas só nas unhas. Para quem procura uma cor mais aproximada, ou gostou tanto que quer repetir a dose, dá para criar seu próprio esmalte. Na internet, não faltam receitas para fazer a mistura no potinho. É importante prestar atenção nas proporções ; algumas receitas falam em centímetros e outras trabalham com gotas ; e na ordem.
Mas também é possível criar seu esmalte personalizado e dar um jeito naquele outro que a cor não ficou tão bonita nas unhas. O teste é a melhor forma de chegar a um bom resultado. Por isso, é preciso um pouco de paciência e bom humor para descartar as cores que não deram certo e tentar de novo. E não esqueça de anotar as medidas para repetir quando necessário.
Para misturar, é preciso;
- Vidro de esmalte vazio, devidamente limpo com removedor de esmaltes e bem seco. Existem lojas que vendem os vidrinhos vazios.
- Um parafuso ou uma bolinha de aço inoxidável para misturar melhor as cores. Mesmo agitando ou mexendo com o palito, os tons não se misturam tão bem quanto com o parafuso.
- Palito para ajudar a mexer.
- Diluente de esmaltes para arrumar a textura da misturinha. Mas, atenção, removedor de esmaltes e acetona não têm o mesmo efeito e não são indicados.
- Uma régua milimetrada.
Leia a íntegra desta reportagem na edição n;362 da Revista do Correio