Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas, da Fundação Oswaldo Cruz, de 2009, 1.571 animais são vítimas de intoxicação no Brasil. Dentre esses, 53 são do Centro-Oeste. Para a engenheira florestal e paisagista Vanessa Massaud de Carvalho, é importante tomar cuidado na escolha das plantas. ;Assim, os proprietários e os seus animais podem usufruir do jardim sem preocupações, tendo um espaço bonito e sem perigos para ambos.;
De acordo com o engenheiro agrônomo e paisagista Álvaro José de Aguiar, as dicas para um bom jardim servem tanto para os cachorros quanto para os gatos. E é importante que se saiba, primeiramente, como os pets se comportam para, então, pensar em quais plantas usar e como o espaço deve ser montado. ;Às vezes, é difícil porque muitas raças são agitadas e querem cavar, revirar tudo e comer o que tiver ao alcance;, explica.
Como precaução, Álvaro cita a simples atitude de colocar as plantas em vasos, além de procurar ajuda de um adestrador para ensinar boas maneiras aos pets dentro dos jardins. Essa foi uma das preocupações do empresário Mário Aguiar, 48 anos, quando decidiu, pensando em suas três cachorrinhas ; duas pastores-alemães e uma shin tzu ;, construir um jardim ideal para elas. Ao usar azaleias ; planta tóxica;, os vasos foram a saída para evitar que os pets comessem as flores. ;A ideia era ter um lugar com plantas, mas sem excessos, para que fosse possível ter como e onde elas correrem, interagindo com o ambiente;, comenta o empresário.
Leia na edição impressa a íntegra da matéria e conheça algumas plantas que são tóxicas para o pet
Agradecimentos:
NatViva ; Paisagismo e jardinagem
Mausaud Paisagismo
Editora Senac