Jornal Correio Braziliense

Revista

Laje chique

Geralmente usada como uma área de lazer privada ou como um ambiente de aconchego para os donos da casa, a cobertura se tornou um espaço cobiçado em Brasília


Ela fica lá no alto e tem vista privilegiada da cidade. Nos filmes de Hollywood, ganhou status de cenário para romances. Não à toa, muita gente sonha com uma. Já deu para adivinhar do que estamos falando? Do cremé de la cremé nos centros urbanos: a cobertura. Projetadas com esmero pelos arquitetos, esse espaço nas alturas é um respiro para quem mora rodeado pelo concreto. Planejado para ser, na maioria das vezes, uma área de lazer com direito a piscina, a cobertura de um prédio vai responder qual será sua função pela metragem. ;Quanto maior for a área, maiores serão as possibilidades;, explica a arquiteta Yeda Garcia.

Espaço gourmet, área de meditação e salão de jogos foram alguns dos projetos assinados por Yeda para esse tipo de ambiente. O desejo do cliente, reforça a arquiteta, sempre deve estar em primeiro lugar. Nos projetos de Stella Lopes não é diferente. Vale mesmo o gosto do freguês. Tanto que a arquiteta já fez o projeto de um home theater para uma cobertura. Fascinada por esse que, em Brasília, seria o sétimo andar, Stella também projetou a própria cobertura do prédio onde mora. Trouxe para cima o mesmo conforto que teria se morasse à beira-mar em Copacabana. ;Sabe como é, né? Carioca adora sol;, brinca.


Feita apenas para o casal e para receber um ou outro amigo íntimo, a cobertura de Stella Lopes reflete a mesma bossa do apartamento onde mora. Vasos de gerânios, bambus e orquídeas compartilham espaço com uma horta que, finalmente, deu às caras no lar da arquiteta depois que a cobertura ficou pronta. Espreguiçadeiras e um aparador complementam a paleta de cores, já que o piso e as paredes são de cimento queimado. Outro sonho da arquiteta era trazer o elemento água para a cobertura. Para isso, no banheiro incluiu uma banheira que pode se comunicar ou não com a área externa a partir de um grande painel de vidro. ;Essa é a nossa laje, nosso espaço íntimo. Mas algumas pessoas preferem fazer da cobertura um espaço para festas e convidados;, diferencia.

Não pense que construir um ambiente desses exige poucos cuidados. Pelo contrário. Da impermeabilização do piso à escolha dos móveis, cada peça que compõe e decora essa laje pra lá de chique deve ser escolhida a dedo. ;Os móveis devem ser adequados para a área externa, uma vez que estarão expostos ao sol e à chuva. Também devemos ter um imenso cuidado com a estrutura que vai cobrir o novo espaço para que ela tenha um bom escoamento das águas da chuva;, alerta a arquiteta Yeda Garcia. No mais, basta colocar o protetor solar, um chapéu e se deliciar nas alturas.

Leia a íntegra desta matéria na edição n;355 da Revista do Correio