Verão logo chega e é hora de exibir, ou esconder, o corpo na praia. Biquinis e maiôs estão disponíveis para todos os gostos e intenções: valorizar ou disfarçar. Os desfiles de moda praia da São Paulo Fashion Week dividiram as mulheres em duas categorias: a chique, requintada, que toma sol como quem vai a um evento de gala e a mulher mais descolada, colorida, que gosta do biquíni prático, sensual e moderninho. Moda para mulheres e moda para meninas.
A grife Adriana Degreas apostou na mulher fina, como já é bem característico da marca. A coleção "jeito chic de ser brasileiro" resgatou modelagens dos anos 70 para quem quer entrar na água com calcinhas de cinturas altas ou maiôs de um ombro só. Também há peças para quem quer curtir o sol com sofisticação. Pantalonas, caftans de seda, com renda e plumas vestem a mulher de Degreas na próxima estação. Na estamparia, a grife se inspirou na natureza brasileira e reproduziu telas pintadas pelo artista holandês Albert Eckhout.
A arte também foi parar na malharia da Água de Coco. A marca utilizou, por exemplo, fotografias aéreas de praias, feitas fotógrafo Cássio Vasconcelos, para estampar as peças que querem ver nas areias em janeiro. Modelagens complexas, com efeitos de dobraduras, aviamentos dourados e detalhes em couro deram toque ainda mais sofisticado à coleção. As saídas de praia da marca também podem ser usadas facilmente como vestidos, para a noites de calor. Os maiôs da Água de Coco, de tão lindos, ficariam facilmente perfeitos se usados com saias e shorts na próxima estação.
Mais despojada foi a coleção da Movimento. Também instigada pelas artes, a marca levou para a passarela pinturas exclusivas do artista plástico pernambucano Gorge Barbosa, todas feitas à mãos. Estamparia cheia de personalidade para quem aposta no estilo mesmo na praia. A modelagem trouxe os maiôs bem tradicionais, mas também os de recortes diferenciados e modernos, cheios de amarrações, alças e vazados nada óbvios. Com os biquínis, a mesma brincadeira. A Movimento criou calcinhas e sutiãs bem tradiocionais e ofereceu ainda a opção de ousadia com suas calcinhas bem altas, com babados, com laços; além dos sutiãs de alças largas e decotes generosos.
A mais comercial das grifes que desfilou a moda praia foi a Cia. Marítima. Eles levaram para a SPFW o universo da boneca Barbie. Só não inovaram na modelagem. O despojamento ficou por conta das estampas coloridas, de onça, e com a cara da boneca. Tudo misturado. Parte de cima com um desenho, a debaixo com outra. Tudo do jeito que as moderninhas gostam.