Jornal Correio Braziliense

Revista

Realce para todos os gostos

Além de cuidar da beleza dos olhos, é sempre bom salientá-la com uma produção à altura. Para não errar, trouxemos as ideias de três maquiadores

Camilla Nunes, da Contém 1g, aponta três fortes tendências. Para ela, os olhos esfumados, marcantes, conferindo um ar de mistério estão com tudo. ;A inspiração vem, sobretudo, do cinema e de filmes com temática mais dark, como o Cisne negro, e de um romantismo misterioso;, afirma. Outra aposta são os olhos com tonalidades mais naturais, em subtons com a pele, e a aplicação de delineador. Além disso, ressalta a sobrancelha definida, com inspiração nas divas do cinema da década de 1950, como Audrey Hepburn e Elizabeth Taylor. Ainda na tendência de maquiagem natural, está o look bronzeado, mesmo sendo inverno. ;Isso é resultado de uma busca por uma aparência mais natural e saudável também nesta estação. Forte influência da década de 70;, explica a maquiadora.
Cores em alta
Preto, roxo e tons de ameixa. O cinza vem como o novo preto para os olhos, criando um look mais natural na hora de elaborar os degradês.

Marcos Costa, maquiador oficial da Natura, aponta como tendência desta época do ano a mistura de cores frias para os olhos marcados por tons fortes, como preto e azul combinados. ;Sem falar das cores cítricas, aplicadas em forma de delineador e sombras.; Essa aposta vem do fato, segundo Costa, de o inverno brasileiro ser tropical, alegre e colorido.
Cores em alta
Frias: azul, preto, grafite e rosa.
Cítricas: verde limão, azul, pink e laranja.

Para o maquiador Duda Braga, de Brasília, os olhos devem ser bem marcados e com cores fortes. O natural ele deixa para a pele, preparada com primer, pó facial solto, base e corretivo líquidos, tudo para conferir uma imagem leve na produção. Duda resgata nas cores as influências pop dos anos 90. Além disso, aposta na sobrancelha grossa, bem definida e marcada, servindo para realçar o olhar.
Cores em alta:
Nada de preto. Ele deve ser substituído por verde, roxo e azul.

Passo a passo
Nesta produção feita por Duda Braga, o verde pode ser substituído pelo roxo ou pelo azul. O profissional garante que o make fica ótimo em todos os tons de pele, só é necessário fazer ajustes: nas peles mais claras, cores mais escuras, e o contrário com as peles negras. Tudo para destacar bem o resultado final.

1;. Passe o primeiro tom de sombra em toda a pálpebra móvel, até a dobra do olho.
2;. Aplique o segundo tom na parte mais de dentro da pálpebra. Na modelo, foi usado um verde cítrico como base e um verde folha como segunda cor.
3;. Use um iluminador mais rosado ou cor-de-pele, rente a sobrancelha.
4;. Substitua o lápis pela sombra, da mesma cor da usada como base, aplicada com pincel na parte debaixo do olho.
5;. Para finalizar, use muita máscara de cílios, para dar a impressão de serem postiços.

Para fazer em casa

Produção: Bianca Assunção // Modelo: Gabriela Araújo, da Agência Mega Model // Cabelo e Maquiagem: Duda Braga, da Equipe Contemporânea ; Cabelo e Visagismo