Jornal Correio Braziliense

Revista

Pérolas mundiais

No mês que homenageamos as mulheres, mostramos o look de algumas delas, de várias partes do mundo, que escolheram Brasília como lar

seja no look ou na cultura, mulheres são especiais em todos os cantos, em todos os momentos e em todas as épocas. Na semana passada, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Há várias discussões a respeito sobre a origem da data. Alguns historiadores creditam as homenagens a 129 operárias que morreram queimadas quando protestavam por melhores condições de trabalho. O incêndio foi provocado pelos patrões em uma fábrica na cidade de Nova York, em 1857.

Entretanto, para alguns pesquisadores essa greve nunca existiu. A pesquisadora canadense Renée Côté publicou, em 1984, o resultado de uma pesquisa que durou dez anos, em arquivos da Europa, EUA e Canadá. Conforme a publicação, ela não encontrou vestígio da greve de 1857.
Apesar das controvérsias, as mulheres devem ser celebradas todos os dias, independentemente de qualquer manifestação político-social. O Brasil, conhecido pela diversidade cultural e pela miscegenação racial, foi o país escolhido por mulheres de diversos cantos do mundo para viverem temporária ou definitivamente. Trouxeram na bagagem detalhes dos países de origem. Afinal, identidade cultural e moda têm tudo a ver.

Tr;s chic

As francesas são conhecidas pela beleza e pelo charme natural, nunca perdem o estilo. Veja o look de Julie Dorioz, 26 anos. Ela trabalha na cooperação científica da Embaixada Francesa há seis meses. Para trabalhar, adota um visual descontraído. Combinação perfeita da bata cinza, cinto preto e saia branca. Deu um up no visual com a rasteirinha e o colar de pedras.

Elsa Marcesse, 26 anos, é assessora de missão da Embaixada da França. Esguia e elegante, veste calça preta, camisa azul com mangas 3/4 e sapatilha. Olha o coque à la française!

Muy guapas

A espanhola de Almería Ana Isabel Vargas, 37 anos, é professora do Instituto Cervantes. Está no Brasil há dois anos. ;Adoro os complementos, principalmente, os brincos de sementes do Brasil;, diz. Mas não deixa de lado os famosos xales espanhóis. O preto para noite e o branco para o dia a dia. Olha o vestido cinza com flores, da marca espanhola Flamenco Chic.

A estilista chilena María de Los Angeles Courbis ou Cici Courbis, como é conhecida, 37 anos, mora no Brasil desde pequena. Com português impecável, explica como concebeu sua coleção outono-inverno 2011, lançada recentemente. ;Me inspirei na vestimentas gregas.; Repare na regata cinza, no cinto com tachas, calça preta e sapatilha. E a pulseira azul marinho para dar um upgrade no visual.

Brasil-Oriente

As estudantes Aline Ioshie Lima Akamine, 20 anos, e Taynara Tiemi Ono, 21 anos, são brasileiras descendentes de japoneses. Deixaram a tradição de lado, não usam kimonos, e adotaram o jeans. Look perfeito para as universitárias.