Um esmalte é basicamente formado pela mistura de solventes orgânicos. A nitrocelulose é responsável pela formação do filme do esmalte. A resina tem a função de dar aderência e durabilidade. O plastificante garante a flexibilidade ao produto e torna o filme menos quebradiço.
Os pigmentos orgânicos (os chamados corantes) se dissolvem nos solventes. Já os pigmentos inorgânicos não são solúveis. É justamente a combinação deles que garante a variedade de cores. Os agentes tixotrópicos são responsáveis pela suspensão dos pigmentos inorgânicos, que são sólidos, mas parecem dissolvidos. O solvente, além de fundamental para a mistura dos componentes acima, proporciona a secagem rápida do esmalte.
É a combinação dos solventes que determina o tempo de secagem. Se os solventes que compõem o esmalte não estiverem bem misturados, as bolhinhas vão aparecer. Elas se formam quando um dos solventes evapora antes do restante.
O que dá o efeito perolado nos esmaltes cintilantes é o oxicloreto de bismuto. Esse pigmento tem alto brilho, mas sua cobertura é transparente. Funciona quando a luz bate em suas partículas mostrando o efeito perolado.
Para dar o efeito metalizado dos esmaltes, utiliza-se mica, que não tem tanto brilho, porém dá bastante cobertura e seca bem mais rápido.
Fonte: Informações do Blog da Big Universo, por Gilmar de Siqueira, químico responsável pelos esmaltes da marca.