Jornal Correio Braziliense

Revista

Entrevista//Dr. Joshua Davis

Como o botox pode influenciar as emoções

Uma pesquisa realizada na Universidade de Columbia apontou que o uso de botox para fins estéticos pode reduzir a capacidade do paciente de sentir plenamente as emoções. Isso porque quando sentimos algo, e nossos músculos se contraem, formando uma expressão, como o sorriso ou a raiva, essa expressão reforça para o cérebro o que estamos sentindo. A partir do momento em que os músculos que fazem essa expressão estão paralisados, o cérebro perde esse feedback emocional. Em entrevista à Revista, o fisiologista Dr. Joshua Davis explicou um pouco mais sobre sua pesquisa:

Por que a conexão do botox e da capacidade de sentir emoções despertou sua curiosidade?
Enquanto eu estava na Universidade de Columbia (onde foi realizado o estudo), com o Dr. Kevin Ochsner, estávamos estudando como expressões faciais influenciam as emoções. Muitas vezes, as pessoas encaram as expressões faciais como um reflexo de como uma pessoa se sente. Mas, há alguns anos, psicólogos acreditam que o oposto também pode ser verdade ; que as expressões faciais podem influenciar as nossas emoções também. O botox proporcionou a oportunidade de estudar essa questão de uma maneira nunca antes contemplada, já que paralisa temporariamente os músculos faciais. Pela primeira vez, fomos capazes de trabalhar com um grupo de pessoas que tiveram a mesma paralisia temporária facial. Eles poderiam responder de forma diferente a um evento emocional. Podíamos, portanto, isolar os efeitos de feedback da face ao cérebro sobre a experiência emocional.

Como funciona a conexão entre as emoções e a expressão facial?

A melhor forma de formular essa resposta é encarando as expressões faciais como parte de um sistema envolvido em proporcionar a experiência emocional, e não como uma resposta à experiência emocional. Você sente alguma coisa ao sorrir. Talvez essa ;coisa;, esse sentimento, seja parte do sorriso, chegue junto com ele.

Quão limitado de sentir emoções está o usuário do botox? Esse feedback é questionável na ciência?

Pesquisas futuras serão necessárias para responder essa pergunta. Mas esse é um tema que tem sido de interesse para a psicologia desde o livro de Darwin sobre as expressões das emoções no homem e animais. Os cientistas mudam de opinião sobre como as emoções influenciam o corpo ou vice-versa. No entanto, hoje em dia, a maioria dos cientistas que estudam a questão se perguntam como os dois interagem, e não mais o que causa o outro.

Qual é sua opinião pessoal sobre a nova estética do botox, onde as mulheres preferem ter um rosto congelado em vez de rugas? Vale a pena?

Isso tem que ser uma decisão pessoal de cada pessoa. Mas eu acho que é importante compreender as consequências de um procedimento para decidir se ele é adequado para você.