Jornal Correio Braziliense

Revista

Pegando leve

Exagerou nas festas de fim de ano? A nutricionista Michele Merlo ensina receitas levinhas, mas cheias de sabor

Não precisa subir na balança para perceber os efeitos do fim de ano na sua vida. Não bastasse a ressaca (moral ou não) e o rombo na conta bancária, o mais clássico dos efeitos colaterais da maratona de confraternizações de dezembro incomoda muita gente: os quilos extras. Provenientes de cada fatia de peru, de cada rabanada e de cada taça de champanhe consumidas, esses quilos indesejáveis aparecem, justamente em tempos de verão (ainda que chuvoso), quando todo mundo quer estar em forma. A boa notícia é que o antídoto não precisa ser, necessariamente, aquela salada seca, insossa, shakes milagrosos ou dietas mirabolantes. Para a nutricionista Michele Merlo, nem mesmo uma pessoa regrada está livre dessa "praga" de começo de ano. "É normal sair da linha. Fim de ano é época de comemoração, de consumir calorias. O jeito é criar soluções saudáveis, com exercícios e uma alimentação mais equilibrada e igualmente gostosa", indica.

Mas aí surgem novos dilemas. Para o senso comum, salada saborosa é sinônimo de salada com molhos, que a deixam tão calóricas quanto um hambúrguer fast food. Para Michele, que comanda a cozinha do Club Nature, restaurante famoso pela qualidade de suas saladas, esse é, de fato, um desafio ; ainda que as dicas para apreciar um bom prato com mínimas calorias sejam simples. Em primeiro lugar, no caso de uma boa salada, o indicado é caprichar na quantidade de folhas, sem culpa. Elas dão uma sensação rápida de saciedade, fazendo com que as escolhas para o prato principal sejam reduzidas. O tomate também é liberado. Coma à vontade. Para dar mais sabor, salpique pedacinhos de frutas pela salada. No caso das frutas mais calóricas, como a banana e a manga, reduza a quantidade. Já as frutas leves (pêras e maçãs) podem aparecer com mais fartura. Os croutons não estão proibidos, mas para honrarem a função "light", também devem se apresentar em porções superreduzidas. O mesmo vale para castanhas, amêndoas e afins, que, apesar de serem muito saudáveis, são muito calóricas.

O azeite, companheiro inseparável de nove entre 10 saladas, leva a fama de bom moço, mas engana-se quem pensa que ele é inofensivo. Pelo menos no quesito dieta. "O ideal é que se use apenas uma colher de sobremesa de azeite sobre a salada. Faz muito bem, mas engorda bastante", lembra Michele. Outra excelente opção é escolher molhos saborosos. Fuja dos que contêm maionese e creme de leite e prefira os que são à base de iogurte ou limão. O clássico molho de mostarda, por exemplo, em pequenas quantidades, dará um sabor delicioso a qualquer salada ; quantidades iguais de mel, azeite e mostarda, duas pitadas de orégano, bem misturados no liquidificador.

Outra boa pedida para reforçar a sensação de saciedade e ganhar saúde são os sucos elaborados. "É bom também para quem tem restrições às saladas. O indicado é sempre colocar uma fruta, para dar o sabor doce, e aí você solta a imaginação", diz. Vale incrementar com brócolis, cenoura, beterraba, manjericão, hortelã, aipo, soja ou gengibre, entre outras dezenas de opções. "Vale lembrar que nem a salada nem os sucos substituem por completo uma refeição. É importante a presença dos carboidratos na alimentação. São eles que darão a energia necessária. Se consumidos moderadamente, vão acelerar o metabolismo e ajudar no emagrecimento", pondera. Para a coluna, a nutricionista ensina receitas leves, saborosas e saudáveis para ajudar aqueles que querem honrar a promessa feita na virada e começar o ano em forma.

Bruscheta de bacalhau

Ingredientes
1 pão italiano
300g de bacalhau desfiado e dessalgado
1 pimentão amarelo
1 pimentão verde
1 pimentão vermelho
50ml de azeite de oliva
1 cebola
200g de creme de leite fresco
200g de parmesão ralado
1 colher de orégano
100g de salsa picada

Como fazer
Refogue no azeite a cebola, os pimentões e o bacalhau.
Acrescente o creme de leite fresco, a salsa e metade do parmesão ralado.
Coloque o pão em uma forma e corte-o em fatias.
Adicione o refogado sobre as fatias.
Polvilhe a outra metade de parmesão e o orégano.
Deixe gratinar no forno médio.
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

Salada colorida

Ingredientes (as quantidades não são fixas)
Alface americana
Alface roxa
Tomate
Ervilha
Palmito
Castanha-de-caju
Castanha-do-Pará
Acelga
Damasco
Manga

Como fazer
Lave e higienize as folhas.
Corte o tomate em pedaços médios.
Corte o palmito em rodelas.
Corte a manga em pequenos pedaços.
Misture tudo em uma tigela grande e cubra com o molho de mostarda (quantidades iguais de mel, azeite e mostarda, duas pitadas de orégano, bem misturados no liquidificador).

Tempo de preparo: 10 minutos

Serviço
Restaurante Club Nature
Setor de Clubes Sul, ao lado do Pier 21
3224-9425