Jornal Correio Braziliense

Revista

Retrato particular

O uso de fotografias, artísticas ou familiares, na decoração pode ser uma ótima solução para deixar o ambiente ainda mais personalizado

Com muito estilo, a fotografia ganha as paredes de casas e apartamentos ; reflexo de uma valorização do registro em papel ou em outros suportes para a decoração de ambientes. Do tipo familiar (amadoras realizadas por pais, avós, filhos e netos) ou autoral (profissionais e artísticas), colorida ou preto e branco, a fotografia personaliza um espaço ao gosto do freguês. Nos projetos da arquiteta Gislaine Garonce, por exemplo, a foto pode ser empregada na cozinha de um chef, na sala íntima, nos espaços de circulação ou, de modo mais usual, nos quartos. "Quando uso fotografias nos ambientes que projeto, faço de modo que o cliente perceba sua marca na exclusividade do espaço", explica.

Apreciadores da fotografia como obra de arte também buscam um diferencial para a decoração do novo lar em galerias especializadas. Voltada para um público interessado em fotografia autoral, A casa da luz vermelha reúne o trabalho artístico de mais de 30 fotógrafos brasileiros. Sob curadoria de Rosely Nakagawa, o acervo da galeria é formado por obras cujos valores variam de R$ 350 a R$ 10 mil. Dono do espaço, o fotógrafo Kazuo Okubo observa que um número crescente de pessoas interessadas pela foto digital deve criar, a longo prazo, um grupo expressivo de consumidores. "Acredito que os arquitetos e decoradores serão os portadores da fotografia para a casa das pessoas. No começo, a foto autoral pode até entrar para combinar com uma parede ou sofá, mas, ao longo do tempo, vai conquistar muitos admiradores e alguns colecionadores", vislumbra.

Para adotar a fotografia na sua casa, Kazuo recomenda cuidados na escolha de moldura e vidro para sua conservação. A arquiteta Gislaine Garonce ressalta também a importância, na hora de emoldurar a foto, de respeitar o estilo da decoração. "Na maioria dos casos, emprego as fotografias sem moldura aparente. O objetivo é evitar que a moldura chame mais atenção que a foto. Mas, em alguns casos, quando o cliente deseja, podemos colocar a fotografia emoldurada de um modo bastante clean e harmonizada com o ambiente", destaca.



Em harmonia com as cores do espaço, a fotografia de Beto Barata (na parede do sofá) foi um dos suportes decorativos e artísticos que o arquiteto André Alf usou para personalizar o ambiente.

No quarto de estudo criado pelas designers de interiores Aline Silva, Dila Ruas, Dinair Vaz e Etelvina Repinaldo, a reprodução de uma foto da Torre de TV com um ipê amarelo em primeiro plano ganha destaque pelo tamanho e pela qualidade da reprodução na plotagem.

Na sala de TV criada pela arquiteta Gislaine Garonce, as fotos em preto e branco da família ganharam um painel na parede lateral em harmonia com as cores e estilo do espaço

Bonito e barato
Sabe aquele artista ou cena de cinema que marcou sua vida? Pois é, reproduções fotográficas de celebridades da sétima arte, da música ou das artes plásticas vêm ganhado espaço no mercado decorativo. Dá até para levar um deles para casa. Em imãs de geladeira ou cartazes para decorar a parede da sala de estar, do quarto ou até mesmo do banheiro, as reproduções de fotografias já de domínio público tornaram-se uma boa opção para todos os bolsos.