Jornal Correio Braziliense

Revista

Toda enrolada

Ele já desfilou pelas mais importantes passarelas, caiu no gosto de celebridades e virou figura carimbada em blogs de estilo. Aprenda três jeitos práticos e versáteis de amarrar um turbante

Carolina Samorano / Especial para o Correio

O verão já mandou dizer que é tempo de liberar o lado extravagante e abusar dos acessórios. Não é por menos que os fashionistas têm exibido pelas ruas um adorno para lá de chamativo, mas que já se impôs como tendência da estação: pegaram emprestados das arábias o turbante para dar graça às produções frescas que o calor pede. Como o acessório não economiza em chamar a atenção, requer alguns cuidados e certa atitude, como orienta a consultora de imagem Gabriela Faula. ;Ele traz toda a atenção da roupa para a cabeça, então a pessoa tem que estar certa de que consegue carregar aquilo com ela. É o bom senso que conta.;

Mas existem algumas maneiras de aderir ao acessório sem radicalizar. ;Dá para trazer o turbante para o dia a dia com lencinhos enrolados na cabeça ou faixinhas que já vêm prontas. Além de fáceis de improvisar, são mais básicos também;, dá a dica Gabriela. Na ideia do lencinho, vale pegar retalhos de tecido em casa e faixas de cabelo antigas para atualizar o visual sem investir um centavo. Na hora de ajustar o acessório na cabeça, leve em conta o formato do seu rosto. Mulheres com o rosto fino podem colocar a faixa ou o turbante mais baixo, na altura da testa, e afofar o tecido para concentrar o volume nas laterais. Para quem tem o rosto redondo a dica é colocá-lo mais próximo ao cabelo e ajeitar o volume do tecido no alto da cabeça. ;Ajuda a equilibrar as proporções;, avisa a consultora.

É tendência
Não é de hoje que o turbante é acessório queridinho dos antenados e amantes da moda. O estilista Paul Poiret tinha no Oriente Médio uma infinita fonte de inspiração para suas criações, no início do século 20. Mais tarde, nos anos 1970, o turbante reapareceu com uma pegada boho. Nas passarelas de verão 2011, ele enfeitou cabeças nos desfiles de Armani e Ágatha Ruiz de la Prada.

Um ar setentista
Para a designer de acessórios Liliá Liliequist, turbante tem tudo a ver com os anos 1970, outra tendência forte para o verão. ;Ficam ótimos com vestidos longos, floridos, bem femininos;, opina. Vale também abusar das cores, texturas e estampas. ;Com brilho, ele vai até para uma festa;, atesta a designer. Além disso, são ótimas companhias para os dias de praia ou piscina, quando o cabelo não quer colaborar. ;Deixe o cabelo secar naturalmente e coloque um na cabeça. Para nós, aqui no Brasil, o turbante tem tudo a ver com o clima do verão;, ensina a consultora Gabriela Faula.

Só que enrolar um pano na cabeça pode parecer mais difícil do que realmente é. Seguindo o conselho de Gabriela Faula, convidamos a expert em acessórios para a cabeça Liliá Liliequist e preparamos três sugestões de amarrações simples e fáceis de usar. Todas elas podem ser feitas com restos de tecido que você tem em casa. Vale usar a criatividade e juntar tecidos, cores e estampas diferentes.

Nível 1
1. Escolha uma faixa qualquer ou um retalho de tecido grande o suficiente para dar uma volta com folga na sua cabeça. Dobre o tecido ao meio, para achar a metade, e dê um nó simples, como na foto.

2. Posicione o nó no meio da cabeça. O ideal é que a faixa não fique nem no meio da testa, nem muito alto. Leve as pontas do tecido para trás e una-as com um nó. Vale inovar com um laço também. Arrume as laterais da cabeça, para cobrir a orelha.

Nível 2
1. Você vai precisar de dois retalhos de tecido. Eles não precisam ser muito grandes, mas é importante que não sejam muito finos ou o efeito não fica legal. Se misturar tecidos e cores não faz o seu estilo, vale pegar dois retalhos do mesmo pano. Entrelace os dois, passando um por dentro do outro.

2. Posicione o entrelaçado no meio da cabeça, entre o cabelo e a testa, e dê um nó simples na parte de trás, sem se preocupar com a sobra de tecido. Por último, ajeite as laterais e se certifique que o tecido está cobrindo parte da orelha e do cabelo. O volume lateral é o que vai caracterizar o turbante.

Nível 3
1. Escolha um retalho comprido de tecido. Quanto mais maleável, mais fácil de amarrá-lo. Passe o tecido por trás da cabeça, unindo as pontas na frente. Depois, segurando em cada uma das pontas, torça-as duas vezes para o mesmo lado.

2. Leve as pontas de tecido para trás da cabeça novamente e dê um nó. Mais uma vez, arrume as laterais da cabeça tomando cuidado para o tecido não embolar.

Produção: Bianca Assunção // Modelo: Alana Carvalho, da Agência Glam Model // Cabelo: Jocélio Gomes // Maquiagem: José Antônio de Souza, ambos da Equipe Studio Z // Agradecimento: Liliá Liliequist, da Punk Poney