Jornal Correio Braziliense

Revista

Lar, doce lar

A memória de deliciosas comidinhas caseiras está gravada em nosso paladar. É esse patrimônio culinário que a baiana Eliana Calmon transformou em livro

Entre as dezenas de livros de gastronomia que vemos enfileirados nas prateleiras das livrarias, alguns chamam a atenção. Não são assinados por nenhum chef apresentador de televisão, não ensinam receitas mirabolantes, tampouco têm fotos tentadoras e suculentas. Mas, mesmo assim, dão água na boca por um justo motivo: são receitas que fazem parte de nossa memória gustativa. Aquele bolo de sorvete que a vó fazia, o strogonoff que leva ketchup (do jeito que você amava na infância), o empadão com batata palha cujo ponto só a empregada conhecia. Combinações que alguns chefs consideram uma heresia, mas que são maravilhosas para quem sabe apreciar a simplicidade da comida caseira.
Muitos desses pratos ; verdade seja dita ; foram imortalizados pelos famosos livrinhos da Dona Benta ou da Ofélia. Mas há muitos outros títulos que servem de alento aos que não herdaram o carderno de receitas da família. Aqui, em Brasília, circula há mais de uma década um certo Receitas especiais, que já está em sua 8; edição. Sem firulas, sem fotos, mas repleto de gostosuras. Tem de sopa de cebola a um risoto incrementado com uma lata inteira de creme de leite (gourmets de plantão, não torçam o nariz antes de provar).

A história do livro vale ser contada. Não foi escrito por uma dona de casa nem por uma culinarista, tampouco por uma chef. A autora é a baiana Eliana Calmon, corregedora e ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Desde que optou pelo direito, sempre teve a agenda cheia. Primeiro com os compromissos de estudo e, posteriormente, com as reuniões constantes que lhe tomam todo o dia. Mas, quando não está imersa no universo jurídico, ela usa e desenvolve seus dotes culinários.

Faz uns 15 anos, Eliana reclamou com o presidente do tribunal que, por lá, o Dia Internacional da Mulher nunca havia sido comemorado. Nessa mesma época, ela estava digitalizando todas as suas receitas de família. Surgia aí a ideia de escrever um livro de receitas e lançá-lo no Dia da Mulher. ;Lembro que, quando descobriram que eu estava escrevendo um livro intitulado Receitas da mulher moderna, acharam que eram dicas para uma carreira de sucesso ou coisa do tipo. Quando viram que era um livro de culinária, foi aquela gozação. Foi um sucesso;, lembra.

O volume pode ser um pontapé para reviver todas aquelas delícias esquecidas no tempo. As receitas mais moderninhas, Eliana simplificou a seu modo. O livro, cuja venda é inteiramente revertida em prol de entidades filantrópicas, ganhou outro nome e apêndices novos a cada edição: agora tem até seção com dicas de vinhos. O único senão é que fica difícil manter a dieta com tamanho estoque de ideias saborosas.

Bolo de sorvete


Ingredientes:
1 lata de leite condensado
4 ovos
2 latas de leite
3 colheres de sopa de maizena
6 colhere de sopa de açúcar
1 lata de creme de leite
6 colheres de sopa de chocolate

Mistura de chocolate:
4 colheres de sopa de chocolate
2 colheres de sopa de água

Como fazer:
Faça um mingau com o leite condensado, as gemas, o leite e a maizena
À parte, bata as claras em neve misturadas com açúcar e o creme de leite, juntando ao mingau depois de frio
Misture os ingredientes da mistura de chocolate
Depois de bem misturado, coloque em forma de anel caramelada e forrada com a mistura de chocolate
Leve ao congelador e desenforme meia hora antes de servir
Para desgrudar da forma, mergulhe o fundo dela em água fervente

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 8 pessoas

Risoto de funghi


Ingredientes:
2 copos de arroz arbóreo
2 litros de água
2 tabletes de caldo de carne
2 cebolas
3 colheres de sopa de manteiga
50g de funghi seco
1 copo de vinho branco seco
1 lata de creme de leite
1/2 limão
Sal e queijo parmesão ralado a gosto

Como fazer:
Coloque o funghi em uma tigela com água morna e deixe de molho para amolecer por 30 minutos
Em uma panela, coloque duas colheres de manteiga e uma cebola picadinha
Deixe refogar e acrescente o arroz, mexendo bem
Aos poucos, coloque o caldo de carne diluído em água quente, até que o arroz fique al dente
Misture o funghi, o queijo e o creme de leite
Sirva imediatemente

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 45 minutos