Jornal Correio Braziliense

Revista

Quer pernas assim?

A um mês do verão, apresentamos os exercícios, os tratamentos e os cosméticos que prometem deixar você pronta para abusar dos shorts e minissaias

Carolina Samorano // Especial para o Correio

Segunda-feira, nove horas da manhã, academia lotada.Os guarda-chuvas abertos amontoados na recepção são prova contundente de que o anúncio do verão é preponderante sobre a insistente chuva, fator catalisador da preguiça mesmo para malhadores obstinados. Tamanha insistência deve-se ao apelo fashion da estação: shorts curtíssimos, minissaias esvoaçantes e ele, o biquíni. Quem evitou a verdade dos fatos ; leia-se o espelho e a balança ; durante todo o ano tem agora pouco tempo para exibir a silhueta esculpida por aí. Ainda que o faça com certa cerimônia, é certo que vai, ao menos, encurtar o comprimento das roupas.

Por essa razão ; e também pela entrada maciça de novos produtos no mercado ; elegemos as pernas como tema para esta reportagem de capa. Além da malhação, existem tratamentos cada vez mais promissores para manchas, varizes e eliminação de gorduras. A indústria cosmética faz sua parte com potentes cremes e até uma maquiagem específica para essa região. Para se ter uma ideia da preocupação das mulheres em ter pernas bonitas basta dizer que no ano passado o implante de silicone nas panturrilhas ficou em quarto lugar entre os mais procurados nos consultórios médicos, segundo o Ibope. Nas clínicas de estética, elas vão em busca dos aparelhos que eliminam pelos e promovem o fim da flacidez e da gordura localizada.

Dian Hanson, autora do livro The big book of legs (O grande livro das pernas, em tradução livre), sustenta que as pernas representam o poder feminino, pois ;manifestam a liberdade da mulher;. Nada mal se todo esse poder e liberdade ganhar a forma de pernas perfeitas e bem torneadas. Como consegui-las? Ensinamos aqui: da malhação aos modernos tratamentos estéticos e cosméticos.


Academia, sim senhora
Eis aqui uma verdade: não importa quão competente seja a sua massagista ou quão moderno o tratamento ao qual você se submeterá em clínicas de estética. Exercícios físicos ainda são as mais eficientes armas de quem busca pernas perfeitas, asseguram os especialistas. Mesmo as massagens mais promissoras e os mais inovadores cosméticos têm o efeito potencializado por eles.

Quem tem intimidade zero com o estilo de vida garota-saúde e quer resultados rápidos para o verão que se aproxima, tem mesmo que se entregar à musculação, segundo a personal trainer Débora Flores, da A! Body Tech. Isso porque, além de eficiente, é indicada para todo mundo, não importa a idade, o sexo, os quilinhos a mais ou há quanto tempo a pessoa atravessa a rua toda vez que passa na frente de uma academia. Além disso, como explica Débora, ela é a forma mais rápida e eficiente de se ganhar massa muscular, definir e ajudar a perder gordura. ;É claro que se pode aliar a musculação a outros tipos de exercícios, como o spinning ou a corrida, mas se a pessoa procura uma única atividade para correr atrás do tempo perdido até o verão, é mesmo a musculação;, ensina a personal.

A dentista Juliana Quagliotti, 29 anos, é prova de que dedicar algumas horas do dia aos aparelhos compensa. Dois meses depois de encarar uma gravidez e colocar no mundo o primeiro filho, ela exibe uma forma invejável. O segredo é: academia todos os dias, faça chuva ou sol. ;Minha perna é naturalmente fina, mas antes da gravidez ela estava bem perto do que eu considero ideal: definida e bem mais grossa. Depois que engravidei, perdi quase tudo!”, lamenta. Com uma praia nos planos do verão, ela agora quer recuperar a forma. ;Perna é o que eu malho mais;, diz, citando nomes de aparelhos com a intimidade de um profissional. ;Não vejo a hora de poder voltar a pegar pesado na malhação. Assim que puder, vou dar um gás.;

Gás, aliás, não falta à professora Rebecca Carrara, 35 anos. Já faz anos que a academia é parte da rotina. São seis dias na semana, uma hora e meia por dia, divididos entre musculação e ginástica localizada, que rendem à Rebeca uma boa dose de elogios diários ; femininos e masculinos, ela garante ; e uma guinada significativa na autoestima. ;As pessoas elogiam na academia, mas eu ainda não estou satisfeita. Sempre tem o que melhorar e, por isso, dou um gás maior sempre na perna e na barriga;, confessa. Fora a ajuda do personal trainer, a professora incrementa a rotina ; e o corpão ; com uma dieta alimentar equilibrada de um nutricionista, o que ajuda com que os resultados da malhação sejam ainda melhores. ;A dieta auxilia na perda de gordura e faz com que os músculos apareçam;, esclarece a personal Débora Flores.

Tenha cuidado!

Embora a musculação seja um ótimo caminho rumo a um verão menos vestido, qualquer exercício merece orientação de um profissional. Além disso, a velha máxima de que a pressa é inimiga da perfeição deve ser levada em conta. Ainda que você esteja ávida por começar a ver músculos se delinearem na panturrilha ou na coxa, exercitar a perna todos os dias não faz com que a malhação dê resultados mais rápidos e ainda pode acabar em lesão . ;O segredo do resultado é a intensidade do treino, mas em dias alternados;, avalia o personal trainer Charlton Oliveira Santos, da Unique. ;Dependendo da intensidade, o músculo precisa de até três dias para se recuperar;, completa. De acordo com os especialistas, se a dedicação na academia for equivalente à vontade de exibir pernas novas no verão, os resultados começam a ser percebidos entre a quarta e a quinta semana.

Campeões de resultados
Para pernas bem torneadas, os educadores físicos recomendam:
- Musculação
- Ginástica localizada
- Jump
- Spinning
- Running

Uma mãozinha do bisturi

Que o silicone é um sucesso nas clínicas de cirurgia plástica não é novidade. Porém, ele não necessariamente precisa ter a finalidade de turbinar decotes e preencher calças jeans em nome da preferência nacional pelo bumbum. Segundo o Ibope, o implante de silicone nas panturrilhas já é o quarto procedimento de prótese mais procurado nos consultórios. ;As pernas são parte importante da silhueta. Quando a pele é flácida e falta volume, os resultados com o implante na panturrilha são geralmente muito bons;, diz o cirurgião plástico Fausto Bermeo.

Antigamente, o implante de silicone nas pernas era mais indicado em casos de atrofia muscular, como a causada pela poliomelite, para harmonizar o visual. Hoje, virou opção também para as mulheres que não conseguem tornear as pernas apenas com exercícios físicos. Além do implante na panturrilha, as coxas também podem receber um trato. Nesse caso, a cicatriz é discreta: na dobrinha entre o bumbum e o início da coxa. Se a opção é pelo silicone na panturrilha, o corte, de 3 a 5 milímetros, é feito na parte de trás do joelho. Segundo o cirurgião plástico José Carlos Daher, os dois procedimentos são considerados tranquilos. Em uma semana, dá para voltar a ter uma vida quase normal, mas sol e atividades físicas só estão liberados depois de 30 dias.

Por isso, se a ideia é desfilar de pernas feitas no verão, conte com a praia só lá pelo ano-novo. ;É uma cirurgia relativamente tranquila, com incisões pequenas e de volume menor. Mas o médico precisa saber avaliar a necessidade e o resultado possível. É mais ou menos como entrar nos sonhos dos pacientes e dizer se o que ele procura será ou não alcançado;, pondera Daher.