Chegou ao fim a ditadura da pulseira do equilíbrio. Ela foi rápida e fulminante. Mas, o verão europeu - principalmente, o espanhol -, que acabou há pouco, lançou uma nova moda: o decenário. O decenário é um rosário dividido em dezenas, são 10 nós e um pequeno crucifixo na ponta. A pulseira feita à mão com fios coloridos é figurinha carimbada nos pulsos de qualquer um que ande nas ruas de Madri e Barcelona. Elas estão nos camelôs, nas butiques chiques e já existem vídeos no You Tube que ensinam a fazê-las em casa.
As pulseiras originais de início custavam 1 euro, mas agora, com tamanho sucesso, são vendidas por 6,90 euros no El Corte Ingles. No site oficial do decenário (www.decenarios.com.es), as criadoras dizem que se inspiraram na cultura do Brasil para criá-los. As pulseiras são fabricadas em mais de 20 cores e cada uma tem um significado. O vermelho, por exemplo, ajudaria a superar a depressão; o roxo seria útil para quem tem problemas mentais e nervosos, e o azul serviria para tranquilizar a mente.
Foi a jornalista espanhola Sara Carbonero, namorada do goleiro espanhol Iker Casillas, quem disseminou a moda. Duas amigas dela, que fabricavam o rosário, lhe presentearam com um antes da Copa da África do Sul começar. Elas não imaginaram que Sara viraria a musa dos jogos. A jornalista foi acusada de ter desconcentrado o namorado na única derrota do seleção espanhola no mundial. Após isso, ela virou personagem de todas as notícias relacionadas à Fúria. De uma noite para outra, Sara virou celebridade internacional e ícone fashion. Todo mundo queria saber o que ela vestia e onde tinha comprado as roupas que usava. Foi assim que as pulseiras viraram item obrigatório no guarda-roupa das espanholas.
Logo depois, a cantora Shakira foi vista circulando por Joanesburgo com decenários das mais diversas cores. Na apresentação da festa de encerramento, combinou-os com o modelo exclusivo da Cavalli. ;As pulseiras são o meu amuleto. Adoro usar muitas ao mesmo tempo e nas mais diversas cores;, disse à versão espanhola da revista de fofocas InTouch. Depois, foi o jogador da seleção Pepe e o tenista Fernando Verdasco que as usaram. Mas foi a modelo Adriana Lima que levou as pulseirinhas para além das fronteiras da Copa do Mundo, inclusive no Brasil.