Se as crianças estão cada vez mais vaidosas, normal também que essa mania de se embelezar chegue ao guarda-roupa. Para se ter uma ideia, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) são produzidas no Brasil cerca de 900 milhões de peças de vestuário infantil por ano, o que representa 20% de todo o setor. E quem leva essas roupas para o guarda-roupa não são os pais: 80% dos pequenos escolhem o que querem vestir, ainda de acordo com a associação. Ou seja, cada vez mais cedo eles assumem o comando do acervo fashion e delineiam o próprio estilo. Tanto que ganharam uma semana de moda, a Fashion Week Kids, que já está na sua décima segunda edição e por onde desfilam marcas como Cris Barros Mini, VR Kids, Spezzato Teen e Mixed Kids ; marcas-desejo de gente grande em versão compactada.
Na prática, isso significa lojas de adultos abarrotadas de roupas infantis e marcas especializadas crescendo e ocupando lugares privilegiados nos principais shoppings. Foi assim com a Dress To, marca de moda jovem que há menos de um ano decidiu apostar no estilo das filhas e irmãs mais novas das clientes cativas e lançar a Mini Dress To, que já está na sua segunda coleção.
Resultado: elas ganharam espaço próprio nas lojas e, a julgar pelo volume de vendas das peças da linha infantil, que já representam 15% do total, logo vão ganhar também lojas só para elas. ;O comportamento delas na loja é o maior termômetro;, analisa Tathiana Amorim, proprietária e estilista da marca. ;Elas se acham e acham o máximo comprar na mesma loja que a mãe uma roupa com a mesma estampa. Não é mais a mãe que compra, são elas que escolhem;, observa.
A Salinas, especializada em moda praia, lançou a linha infantil há oito anos, mas só nos últimos quatro ampliou. ;A gente fazia muito pouco e de repente começou a esgotar. Intensificamos a coleção até o momento em que as pequenas ganharam um espaço só para elas;, conta Jacqueline De Biase, à frente da marca. E elas não querem babados e frufrus. ;Elas mudam de opinião muito rápido! Um dia, querem rosa. No outro, querem a estampa de adulto, e choram porque não tem para elas!” Segundo Jacqueline, algumas inclusive dispensam a presença dos pais até na hora de pagar: sacam da carteira o próprio cartão de crédito.
Gurus em versão míni
Meninas que ensinam tutoriais de maquiagem e abrem suas nécessaires em vídeos do YouTube são chamadas gurus e, não raro, conquistam milhares de views, fãs e comentários. Num universo antes dominado por adultos e adolescentes, as pequenas também cavaram seu espaço e criaram canais próprios onde, munidas de pincéis cor-de-rosa, ensinam gente grande e pequena a melhorarem o visual.
O canal é da portuguesinha Denise, 12 anos, que mora na Suíça. Entre os vídeos, ela ensina a criar looks inspirados nas Meninas Superpoderosas, mostra a coleção de maquiagem e fala de produtos testados e aprovados. Já conta com 1,7 mil inscrições de fãs no seu canal.
Jade é brasileira, tem 11 anos e já é craque na maquiagem. Além do canal no YouTube, mesmo com a pouca idade é colaboradora de um blog onde dá dicas e ensina truques de maquiagem, como a inspirada na Hello Kitty, e fala das últimas aquisições de beauty.
Blair Fowler tem 17 anos e desde os 14 ensina maquiagem. É uma das gurus mais conhecidas da internet. A experiência já rendeu a oportunidade de comandar maquiagem e cabelo em um dos desfiles na edição de inverno da semana de moda de Nova York. Seus vídeos chegam a ter mais de 200 mil acessos cada.
A norte-americana de 15 anos estreou só em abril no portal de vídeos, mas não é de hoje que é afeita dos pincéis e estojos de maquiagem. Aprendeu a se maquiar com a mãe e garante que desde os 6 anos vive por aí de sombra colorida e batom roxo.