Jornal Correio Braziliense

Revista

Meia-luz com estilo

O candelabro atravessa os séculos como uma opção charmosa de iluminação de ambientes



Amparadas por castiçais e candelabros, as velas eram a única fonte artificial de luz até o século 19. Mesmo após a invenção da lâmpada ; criada pelo norte-americano Thomas Edison ; a meia-luz não saiu de moda. Suporte para esse tipo de iluminação e item indispensável em uma casa ou apartamento, o candelabro agrega estilo e charme ao ambiente. ;Ele proporciona um clima de aconchego e sofisticação, podendo ser usado tanto nos espaços sociais da casa, como nos mais íntimos, para relaxarmos;, explica a designer de interiores Angela Borsoi.

Feitos de cristal, vidro, cerâmica, resina, ferro, prata e outros materiais, os candelabros diversificam-se e atendem o gosto de moderninhos e tradicionais. O designer francês Philippe Starck, por exemplo, agrada aqueles que optam por um estilo clássico. Ao fazer uma releitura de peças da Idade Média feitas com prata de lei, o designer adaptou a proposta para candelabros espelhados com efeito semelhante.

Disposto num aparador do hall de entrada, numa mesa de canto, na varanda, na mesa de centro da sala de estar ou da sala de jantar, o candelabro deve seguir o mesmo estilo da decoração. ;Num ambiente tradicional, por exemplo, o candelabro de cristal ou de prata seria a melhor opção. Agora, se o candelabro for herança da vovó, para combinar com a sua casa, basta não carregar o ambiente com outros elementos do mesmo estilo;, pondera a decoradora de eventos Helen Szervinsk.


Dicas da designer de interiores Angela Borsoi para usar o candelabro na decoração:

Material
>> Prata e cristal ; ambientes sofisticados
>> Vidro, cerâmica e ferro ; ambientes descontraídos, informais e rústicos

Localização
>> Na mesa de jantar, ele pode ser baixo ou alto, mas não deve atrapalhar sua visão
>> Nos aparadores ou prateleiras, ele deve ser mais alto e obedecer a composição com os demais adornos
>> Nas mesas de centro, devem ser colocados candelabros baixos para não incomodar a conversa