Por Carolina Samorano // Especial para o Correio
Todo dia, quando pula da cama, a estudante de administração Ana Angélica Saraiva, 26 anos, se olha no espelho e vê os mesmo cabelos longos, pretos, lisos e repartidos ao meio. Como ela não tem lá muita intimidade com chapinhas, escovas e grampos, conforma-se com o visual natural. "No máximo, faço um rabo de cavalo. Mas, geralmente, eu vou com ele assim mesmo." Não é preguiça. Dá para entender que olhar para as prateleiras de lojas de cosméticos e salões de beleza e se deparar com incontáveis tipos de chapinhas e secadores, inúmeros tamanhos de escovas e pentes e tantos finalizadores diferentes assusta mesmo. Mas a verdade é que, na maioria das vezes, o que falta é vencer o medo de começar e colocar a mão na massa para mudar o visual padrão que nos acompanha todos os dias.
Para a hair stylist Nádia El Chariti, a prática e a criatividade na hora de domar os fios amassados pelo travesseiro vêm com o tempo. Mas se o intervalo entre o toque do despertador e o horário do primeiro compromisso é curto, você pode fazer como Ana Angélica e começar pelo bom e velho rabo de cavalo. "É fácil, rápido, quase toda mulher consegue fazer e serve de base para um monte de outros penteados, como um coque ou uma trança, por exemplo", justifica. Além disso, uma vez que você consegue inovar no dia a dia, fazer uma emenda para ir do trabalho direto para uma festa ou até tentar um autopenteado para uma ocasião mais elaborada fica mais viável. A pedido da Revista, Nádia preparou cinco ideias de penteados simples, um para cada dia da semana. Ana Angélica topou experimentar os cabelos novos e práticos e aprovou as mudanças. "Não é tão difícil. Mas, agora sim, dá para tentar mudar um pouco em casa"
Segunda-feira: rabo de cavalo
Além de ter grau mínimo de dificuldade, é uma ótima opção para um dia de correria, em que lavar o cabelo antes do batente não é prioridade. Aqui, Nádia El Chariti desfiou a frente com um pente fino, alisou os fios arrepiados com uma escova de cerdas macias e prendeu o rabo com uma liga de borracha. Para dar um acabamento mais elaborado à produção rápida, você pode separar uma mecha do rabo já pronto e enrolar sobre o elástico, escondendo-o. Prenda a mechinha com um grampo e finalize com spray fixador. Na hora de escolher o produto, a profissional recomenda os que perdem o efeito ao escovar os cabelos, porque são mais práticos para o dia a dia. A altura do rabo fica a critério de cada uma.
Terça-feira: trança lateral
Além de fácil, a trança lateral, simples, com três mechas, é tendência e já andou aparecendo em várias passarelas por aqui e lá fora. Quanto mais desfiada, melhor. Por isso, na hora de trançar não se preocupe com os fios arrepiados que forem se soltando. Também não aperte muito uma mecha na outra, para que o resultado final não fique muito perfeito. A ideia é justamente parecer o que é: uma trança feita de qualquer jeito, em cinco minutos. Se você tem mais habilidade com os fios, pode arriscar uma trança de raiz ou espinha de peixe. Finalize tudo com uma borrifada leve de spray, só para manter tudo no lugar até o fim do dia.
Quarta-feira: coque alto displicente
Se você já domina a arte do rabo de cavalo alto, transformá-lo num coque arrepiado, com acabamento natural, será fácil. Para começar, divida o rabo em duas partes e enrole as duas mechas com os dedos sem se importar com os fios que forem se rebelando durante o processo. Depois, enrole as duas mechas sobre o elástico para formar o coque e segure tudo com grampos. Os fios arrepiados dão o tom displicente do penteado para o dia a dia. Se quiser salientar ainda mais os rebeldes, Nádia recomenda passar um pouco de pomada nas pontas que sobrarem para dar textura. O spray faz o acabamento.
Quinta-feira: moicano
O penteado clássico vai bem do escritório à festa sofisticada e é mais simples do que parece. Primeiro, separe o cabelo em três mechas: uma no alto da cabeça e duas nas laterais. Prendas as mechas das laterais atrás com uma liga fina de silicone. Com a mecha de cima, desfie os fios próximo à raiz para dar volume ao moicano. Ajeite os fios arrepiados com a escova de cerdas macias e jogue a mecha para trás, de maneira que ela cubra a liga com a qual você prendeu as outras duas mechas. Se precisar, fixe o moicano no restante do cabelo com dois grampos, um de cada lado. Pronto! Cabelo de profissional em menos de 10 minutos de dedicação ao espelho.
Sexta-feira: coque baixo com trança
[FOTO6]O última dia útil da semana merece produção especial, principalmente porque depois do trabalho pode pintar uma balada, uma festa, um jantar ou happy hour. Para fazer esse coque, Nádia começou com um rabo de cavalo baixo. Depois, fez uma trança simples com o rabo, enrolou a trança em torno do elástico e prendeu tudo com grampos. Os fios que sobram um pouco arrepiados fazem parte do visual e, assim como no primeiro coque, dão um ar mais natural ao penteado. Mas se você ficar incomodada, pode prendê-los na cabeça com grampos invisíveis e domar tudo com algumas borrifadas de spray fixador.
Agradecimento: Concept Hair