Jornal Correio Braziliense

Revista

Vamos tricotar?

As peças em tricô são um clássico do inverno, mas, quando confeccionadas em fios mais leves, também são bem-vindas em dias de calor. Clique em foto e veja os looks

Sabe aquele tricô bem quentinho, com a carinha de feito pela vovó. Pois ele está mais atual do que nunca. Ou melhor, nunca saiu de moda. Confortáveis e versáteis, as peças com fios entrelaçados são um clássico e transitam desenvoltas no armário feminino tanto nos dias frios quanto naqueles nem tão gelados assim ; principalmente, com a modernização da técnica, que deixou de usar apenas lã na confecção e passou a adotar fios mais leves, como a própria seda. Afinal, não há nada mais prático do que um casaquinho de tricô para aquecer o corpo daquela brisa do ar-condicionado.
E para quem, ao falar de tricô, só se lembra de casacos, cachecóis e sobretudos, está na hora de abrir os horizontes. Vestidos, leggings, camisetas, saias e o que mais a imaginação permitir podem ganhar lindas tricotadas em mãos habilidosas. Monocromáticas ou com diferentes combinações de fios, com pontos simples ou tramas sofisticadas, as opções são muitas e, quando bem tecidas, podem se transformar em peças únicas e marcantes.

Você sabia?
- O tricô provavelmente surgiu no Mediterrâneo e, depois, se expandiu pela Europa. As primeiras peças que se têm conhecimento com a técnica surgiram no Egito em 1.200 d.C.
- O tricô pode ser feito manualmente, com duas agulhas, ou só com uma. Mas, nos dias atuais, o mais comum é ver peças confeccionadas em máquinas de tricô. O resultado costuma ser muito parecido ao do tricotado à mão.
- O tricô mais famoso e sofisticado do mundo é o fabricado pela grife italiana Missoni. Suas tramas coloridas e suas estampas impecavelmente tricotadas tornaram-se uma espécie de marca-registrada, facilmente reconhecida em todo o mundo.
- O verbo tricotar ganhou outra acepção: fazer fofoca, intriga. A origem, provavelmente, vem dos encontros de mulheres que, enquanto teciam sua peças, jogavam conversa fora.

Produção: Bianca Assunção // Modelo: Jordana Diniz, da Agência Win Models // Cabelo: Marcelo Vasconcelos e Irene Francisca // Maquiagem: Eduardo Mansur, todos da Equipe Red Hair Make Up // Agradecimento: Mostra Morar mais por menos