Quando o assunto é decoração, existem opções além das cores da bandeira para celebrar o patriotismo. Uma rede preguiçosa ali, a sombra de uma palmeira acolá, quadros, enfeites, materiais e até a composição de ambientes podem ser escolhidos pensando nisso. "Brasilidade na decoração é valorizar o trabalho brasileiro em suas diversas formas", resume Celso Faria, organizador da mostra de arquitetura e decoração Morar Mais por Menos, que este ano incorporou o tema como um dos conceitos do evento. "Isso envolve desde a escolha dos materiais na hora da construção, como madeiras nacionais, até a opção por marcas e artistas brasileiros. Um quadro, um artesanato, tudo isso acrescenta o Brasil à sua casa", completa Faria.
Como parte da homenagem ao Brasil, a Morar Mais vai abolir expressões estrangeiras, tais como loft, living, home theater. A ideia é substituir os termos por correspondentes em português. "A tendência é essa. O Brasil vem crescendo e, com isso, passa a oferecer ótimos produtos nacionais. Os arquitetos precisam estar atentos a isso também", argumenta Celso Faria.
Artesanato, cestarias, plantas e obras de artistas brasileiros ajudam a acrescentar um toque tupiniquim aos ambientes. "O Brasil tem um imenso e variado potencial de designers, artistas plásticos e populares. É só usá-los em projetos de formas a lhes agregar valor", defende a designer Ângela Borsói. Segundo ela, é possível mesclar o design contemporâneo com elementos da cultura brasileira, que deixam o ambiente com certa rusticidade, fazendo uma mistura interessante.
O arquiteto José do Egito acrescenta que optar por marcas e produtos nacionais é importante para valorizar produtos nacionais e incentivar o mercado interno. "Um ambiente que tenha uma palmeira ou um coqueiro e uma rede sob um gazebo de palha lembra nosso litoral. Quer coisa mais brasileira que isso?", exemplifica Egito.
CONFIRA ALGUNS AMBIENTES COM ESSA PROPOSTA:
SERVIÇO:
Morais Mais por Menos - o chique que cabe no seu bolso
Mostra de decoração que ocorre entre 22 de julho e 29 de agosto, na União dos Escoteiros do DF, ao lado do MDO Squash, no Setor de Clubes 3. Funcionamento: de terça a sexta, das 16h às 22h. Sábados e domingos, das 12h às 22h. Preço: R$ 15 (meia-entrada, cartão Sempre Você e Cadastro na bilheteria)