Jornal Correio Braziliense

Revista

Do seu jeito e com a sua assinatura

Nada de materiais ultramodernos e acabamentos refinados. A tendência de decoração que, além de econômica, pode render boas empreitadas criativas é o faça você mesmo

Carolina Samorano
Especial para o Correio

Reformar aquele móvel do qual você já enjoou e está prestes a doar para a caridade, mudar a parede do quarto ou arrumar uma bela mesa de jantar para receber os amigos em casa são desejos que já moraram nos pensamentos de muita gente. Mas quase sempre são sumariamente descartados, seja pelo fator financeiro, seja pela preguiça. Bom, conseguindo se livrar do segundo, o primeiro não precisa necessariamente ser um problema. Colocar a mão na massa e dar um jeito na decoração de casa sem grandes investimentos é perfeitamente possível e, mais que isso, uma tendência. É o chamado do it yourself, ou em português, faça você mesmo, que pode se tornar ainda um delicioso hobby.

"A beleza de uma sala, de um quarto ou de uma cozinha não está no valor gasto para decorá-los e sim na intenção de dar aos ambientes uma cara que traduz o espírito do proprietário", defende a designer de interiores Ingrid Fenselau. E ninguém melhor que o próprio dono para imprimir a sua personalidade aos cômodos. Uma boa dica antes de virar a casa de cabeça para baixo é começar aos poucos, nos detalhes. "Reciclar móveis antigos, transformar peças com adesivos e pinturas, fazer quadros de aviso com rolhas de garrafas ou montar uma escrivaninha com dois cavaletes, uma porta antiga e uma prancha de vidro são opções criativas e econômicas de decoração", sugere Ingrid.

Para deixar a teoria e partir para a prática, a Revista sugere a confecção de um simpático porta-controle remoto. Vamos lá?

Material:
- Um porta-controle-remoto de madeira (você encontra em lojas de material para artesanato);
- Tinta acrílica;
Base acrílica para artesanato
- Cola em gel para decupagem;
- Um pincel de cerdas macias;
- Um pedaço de EVA para acabamento;
- Verniz em spray;
- Papel e adesivos de scrapbook (encontrado em papelarias e loja de artes);
- Estilete;
- Lixa madeira 220 grãos.


PASSO 1
A primeira coisa é preparar a caixinha com a base acrílica. Pincele a base por todo o objeto sem deixar espaços. Ela vai garantir que a cor que você escolher fique uniforme. Depois que a base estiver seca é a vez da tinta acrílica. Você pode usar um secador de cabelo para economizar tempo. Geralmente uma mão de tinta é suficiente para cobrir a base.


PASSO 2
Espalhe a cola em gel pela superfície com um pincel e cole o papel estampado de scrapbook. A cola em gel evita que o papel enrugue ou crie bolhas. Se você apoiar a caixa numa superfície lisa, como uma mesa, fica mais fácil. Depois, recorte o que sobrar do papel nas laterais com um estilete.




PASSO 3
Hora de colar o EVA. Ele vai embaixo, para dar acabamento e evitar que a madeira dura arranhe as superfícies dos móveis. Para isso, use a cola própria para EVA. De novo, tire o excesso do material com um estilete.





PASSO 4
A parte divertida da coisa é decorar a obra de arte com adesivos. Valéria Nishitani usou adesivos de scrapbook, mas você pode usar outros materiais, se preferir. Chame as crianças para ajudar e deixe tudo com a cara da família. ;Dá para usar fotos também, fazer só pinturas, usar tinta de mosaico, uma infinidade de coisas;, ilustra a professora.



OBJETO PRONTO