Carolina Samorano
Especial para o Correio
Oligotecnologia. A técnica importada da Europa tem nome estranho, mas, no fundo, resume-se a uma coisa bem simples: melhorar a saúde, o bem-estar e a estética por meio da reposição de sais minerais e vitaminas.
O tratamento, que chegou há 11 anos no Brasil, embora seja pouco difundido, promete prevenir doenças, aliviar o estresse do dia a dia, além de combater estrias e celulites e auxiliar na redução de medidas.
Os responsáveis por tudo isso seriam os oligoelementos, partículas bem pequenas de minerais que têm como função ajudar a equilibrar o organismo.
;A maioria das pessoas não ingere a quantidade ideal desses nutrientes via alimento. A carência faz com que o corpo trabalhe mais lentamente e aí os sintomas aparecem. A qualidade do sono cai e aumentam a irritabilidade, o cansaço, desânimo, o estresse. A parte estética acaba sendo afetada também, com o surgimento de celulite, estria e pele ressecada;, explica a farmacêutica bioquímica Cláudia Torquato.
Segundo ela, como o organismo está desequilibrado, mesmo os tratamentos estéticos convencionais não fazem o efeito esperado ou demoram mais do que o necessário para dar resultados. ;Por que alguns tratamentos funcionam em algumas pessoas e em outras não? A diferença está em como o organismo reage ao estímulo. O desequilíbrio mineral e de vitaminas afeta até nisso;, completa.
Veja alguns dos oligoelementos:
Enxofre
Geralmente é usado para tratar a pele com acne
Selênio
Antioxidante, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e a combater rugas e linhas de expressão
Ferro
Ajuda a eliminar manchas escuras de gravidez
Bório
Atua na circulação, portanto é um aliado no tratamento de edemas e da celulite
Se quiser saber mais detalhes e como é feito o tratamento com oligoterapia, acesse a da Revista do Correio