Novos caminhos estão sendo abertos para quem busca um lugar ao sol na profissão. Se há bem pouco tempo, o sonho de consumo da maioria dos brasileiros era um emprego de carteira assinada estável ; daqueles onde se pode trabalhar a vida inteira, até se aposentar ;, hoje essa escolha é vista até mesmo pelos empregadores como sinal de acomodação. O sonho da vez é fazer o que se ama, em horários cada vez mais flexíveis, sem muito apego à contratante. Uma segunda tendência forte é empreender. Afinal, se o emprego ideal não existe, por que não criá-lo?
Disposto a entender essas mudanças, o Correio Braziliense acaba de lançar o projeto Profissões em Pauta, que acontecerá simultaneamente no jornal impresso e na internet. O objetivo é trazer para o leitor informações diárias sobre carreira, mercado de trabalho, empreendedorismo e crescimento profissional, além de apresentar as mais novas tendências para quem busca um lugar ao sol na profissão. As notícias serão publicadas aqui, neste hotsite ; produzido pelo jornal em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) ; e também em quatro suplementos especiais, em formato tabloide. Os cadernos serão encartados quinzenalmente nas seguintes datas: 16/8, 30/8, 13/9 e 27/9. Os temas abordados serão os seguintes:
Profissões do futuro ; apresentará as profissões mais quentes do momento e as últimas novidades do mercado de trabalho, como o crescimento do homeoffice (trabalho em casa) e o interesse cada vez maior dos profissionais da geração Z por novas carreiras, como social media e programador de aplicativos.
Profissionais técnicos ; ter um diploma de ensino superior já não é garantia de um bom emprego e, por isso, a procura por cursos técnicos tem aumentado. Hoje, a indústria absorve boa parte desses profissionais, mas existem outros segmentos interessados em contratar bons técnicos, como a saúde e as empresas de tecnologia.
Os Construtores do futuro ; caderno especial sobre engenharia e tecnologia da informação, dois mercados em ebulição, com muitas oportunidades de empregos e bons salários.
Empreendedorismo na veia ; ter o próprio negócio é uma excelente alternativa para quem não está satisfeito com as oportunidades disponíveis no mercado. Um suplemento dedicado a desvendar tudo o que é necessário para empreender (e vencer) no Brasil.
Se você quiser enviar sugestões de pauta ou histórias para o projeto Profissões em Pauta, mande um e-mail para Sua participação é fundamental para o sucesso desse novo canal. Boa leitura!