Correio Braziliense
postado em 31/07/2020 14:23
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse nesta sexta-feira (31/7) que o inquérito das fake news, que está no Supremo sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, criou um outro ambiente no Brasil e talvez signifique uma contribuição para um “mundo civilizado”. “Acho que nós estamos vencendo esse ambiente sombrio, esse cenários de ódio, e estamos voltando para patamares mais civilizados”, disse. As falas foram feitas em seminário do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). O inquérito, aberto em março do ano passado, foi amplamente questionado por procuradores, que avaliaram que o Supremo estava agindo como Ministério Público, mas recebeu o aval do procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, depois que ele assumiu o cargo. Quando as investigações atingiram deputados e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, Aras e o governo passaram a criticá-lo amplamente. O inquérito continua sendo alvo de muita polêmica e questionamentos de procuradores.
Gilmar Mendes disse no seminário online ter a impressão de que o ambiente político polarizado contribuiu para o ambiente das redes sociais, com construção de inimigos, culpados, e informações falsas. O ministro afirmou que inicialmente, acreditava-se que as redes sociais seriam um instrumento de democracia direta; um novo ambiente civilizatório, o que não se provou real.
Saiba Mais
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.