O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, disse nesta quinta-feira (30/7) que o país vive uma grave crise na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) em meio à pandemia do novo coronavírus.
“Estamos vivendo crises de gestão muito graves na cabeça do próprio sistema, mas esse debate é importante e certamente nós teremos que analisar também responsabilidades nesse contexto muito confuso em que nós estamos inseridos”, afirmou.
Durante o seminário online “Finanças públicas e Saúde: responsabilização estatal na crise”, promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), o ministro exaltou a importância do SUS, mas disse que no “pós-covid-19” será preciso debater a sustentação do sistema.
Saiba Mais
O magistrado pontuou que há um consenso entre especialistas sobre a forma como o país poderia ter lidado com a situação.
“Poderíamos ter tido um outro manejo dessa crise, que talvez pudéssemos ter reduzido significativamente os danos causados por essa pandemia. Estamos disputando um campeonato com os EUA em quem tem mais número de mortes, e certamente é um campeonato que não se quer e nem se pode ganhar. Acho isso bastante sério e espero que tiremos aprendizado disto”, ressaltou.