Politica

Bolsonaro quer tentar reverter decisão do STF sobre autonomia de estados

Presidente disse que governo federal poderia participar na implementação de políticas sobre o funcionamento do comércio em meio à pandemia da covid-19

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira (16/7) que vai tentar reverter no Supremo Tribunal Federal (STF) a decisão da Corte que estabeleceu que estados e municípios têm independência para definir sobre a abertura ou o fechamento de atividades comerciais em meio à pandemia do novo coronavírus e também para implementar políticas de confinamento social como forma de tentar evitar a proliferação em massa da covid-19.

Durante live nas redes sociais, o mandatário opinou que o entendimento firmado pelo STF “não foi uma boa decisão”. Bolsonaro também disse que “foi um exagero nos alijar completamente dessas questões de lockdown”. De todo modo, como em setembro a presidência da Suprema Corte passará por mudanças -- Luiz Fux assumirá no lugar de Dias Toffoli --, Bolsonaro acredita que seria possível uma nova discussão acerca do tema.

Saiba Mais

Para o presidente, caso o Tribunal iniciasse um novo debate sobre o assunto, poderia “corrigir um erro”. “A gente espera que o Supremo seja sensível à discussão. Todos nós podemos errar. Por que um ministro do Supremo não pode errar? Ele é um ser humano igual eu”, opinou.

"Eu gostaria de rediscutir (a decisão do STF). Gostaria de o governo poder participar, opinar, sugerir. Mas quando você dá o poder para alguém, ninguém quer abrir mão. Não quero culpar o Dias Toffoli por isso, mas teremos um novo presidente do STF em setembro, e talvez com o novo presidente a gente possa rediscutir esse assunto", comentou Bolsonaro.